Defesa de Dissertação: “A Formação para o Jornalismo Científico nas ações de ensino, pesquisa e extensão no curso de jornalismo da UFSC”

20/11/2018 12:44

A dissertação “A Formação para o Jornalismo Científico nas ações de ensino, pesquisa e extensão no curso de jornalismo da UFSC”, de Luiza Mylena Costa, será defendida no dia 30 de novembro, a partir das 14h. A sessão é aberta ao público e ocorrerá na sala 413, Bloco A,  do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

A pesquisa parte do questionamento: como os cursos de jornalismo estão preparando seus estudantes para lidar com uma realidade em que sociedade tem seu cotidiano influenciado pela ciência e a tecnologia? O objetivo é realizar um estudo de caso com a graduação em jornalismo da UFSC para entender como se dá a formação para o jornalismo científico na atualidade e identificar como o curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina compreende e de que maneira mobiliza-se na formação de seus estudantes para o tema. O objetivo central da pesquisa é compreender como se dá a formação para o jornalismo científico dos estudantes do curso de jornalismo da UFSC, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão.
Para isso, há o levantamento histórico e documental e a realização de entrevistas a docentes, servidores, estudantes e ex-estudantes para identificar e descrever estas iniciativas e percepções a cerca do jornalismo científico. Ao final, foi possível identificar que a orientação didático-pedagógica do curso centrada na prática possibilita o exercício do jornalismo científico desde a primeira fase, especialmente em atividades de ensino e extensão. O trabalho é orientado pela professora Rita Paulino e a banca será composta pelos professores Wilson Bueno (USP) e Jorge Ijuim (UFSC).