Pesquisadora alemã palestra em aula inaugural do PPGJOR

26/03/2019 19:06

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo – PPGJOR recebeu na tarde de segunda-feira, 26, a pesquisadora alemã Susanne Fengler, professora de jornalismo internacional na Universidade de Dortmund e diretora acadêmica do Instituto Erich Brost de Jornalismo Internacional.

Professora Susanne Fengler em aula inagural do PPGJOR – Foto: Ana Carla Pimenta

A palestra da professora Fengler teve como tema “Mídia e Migração na Europa”. Os resultados apresentados mostram como diferentes veículos em 28 países veem cobrindo a migração em massa dos refugiados da Ásia para a Europa desde 2015. A pesquisa também expressa as formas como a questão da migração também se reflete no cenário político e no resultado das eleições.
Os professores Eduardo Meditsch e Cristiane Fontinha foram os mediadores da tarde. A aula inaugural faz parte das comemorações dos 40 anos do Curso de Jornalismo da UFSC e é uma promoção do PPGJOR em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo).
No período da manhã, foi realizada uma Reunião de Trabalho contando com a participação da professora Fengler, do representante do DWIH-SP, Marcio Weichert, professores e doutorandos do PPGJOR. Além da apresentação mútua de pesquisas, a reunião também teve como objetivo estabelecer possibilidades de parceria e interlocução com a universidade Dortmund e o Centro Alemão de Pesquisa e Inovação.