Defesa de dissertação » Visibilizar o desconhecido no conhecido: Crônicas berlinenses de Siegfrid Kracauer

30/08/2019 15:06

Visibilizar o desconhecido no conhecido: Crônicas berlinenses de Siegfrid KracauerNa próxima segunda-feira, 02 de setembro, acontece a defesa da dissertação “Visibilizar o desconhecido no conhecido: Crônicas berlinenses de Siegfrid Kracauer ”, da mestranda Claudia Luciana Silveyra D’Avila. A sessão é aberta ao público e será realizada na sala Hassis, bloco B,  do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC) às 9h30.

O trabalho busca examinar a breve prosa jornalística-literária de Siegfried Kracauer (1889-1966), publicada durante a República de Weimar no suplemento cultural do jornal Frankfurter Zeitung. O objetivo da dissertação é analisar a visão da modernidade urbana, ambivalente entre ceticismo e empatia, inscrita nessas miniaturas em prosa chamadas pelo autor de imagens urbanas, o que corresponde ao termo benjaminiano imagens do pensamento, e àquilo que no Brasil se denomina crónica.

A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Daise Vogel e terá o  Dr. Jorge Ijuim e a Dra. Maria Aparecida Barbosa como membros da banca examinadora.