Sylvia Moretzsohn debate os limites da democracia e do jornalismo em tempos de fake news

26/09/2019 09:36

Imagem: Marisa Mourão

A formação de crenças nas bolhas virtuais e o modo como isso afeta o jornalismo no Brasil serão debatidos por Sylvia Moretzsohn na tarde desta sexta-feira (27), em Florianópolis. A professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora da Universidade do Minho, em Portugal, participará da jornada “Jornalismo, Democracia e Direito à Informação”. O evento gratuito ocorrerá a partir das 9h30 no auditório Henrique Fontes no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC).

Sylvia Moretzsohn retomará as raízes históricas das fragilidades democrática e jornalística brasileiras. O objetivo é refletir, segundo Moretzsohn, sobre o fenômeno da desinformação e o recrudescimento do fascismo em nível mundial, que desestabiliza os ideais democráticos e propicia a formação de guetos virtuais. “É aqui que a questão da credibilidade, intrinsecamente ligada ao jornalismo e ao convívio democrático, precisa ser discutida em profundidade: porque todos os esforços em favor do esclarecimento do público, isto é, da realização dos ideais clássicos do iluminismo que estão na origem do jornalismo e da democracia modernos, se chocam com o crédito que uma significativa parcela do público dá à mentira – a isso que se convencionou chamar de fake news“, explica.

Ao lado do professor e um dos coordenadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) da UFSC Samuel Lima, Moretzsohn debaterá ainda quais as possibilidades do jornalismo para contribuir com uma leitura mais crítica do mundo por parte dos leitores e menos embasada em crenças e convicções. A mesa “Do jornalismo que temos à democracia que queremos” será às 14h e contará com a mediação de Rogério Christofoletti, presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina)

A jornada “Jornalismo, Democracia e Direito à Informação” também contará como palestrantes com o fundador do website Brio e da newsletter Brasil Real Oficial, Breno Costa, e a diretora financeira da agência de dados públicos Fiquem Sabendo, Maria Vitória Ramos. Eles participarão da mesa “Dados abertos e cidadania informada”, marcada para às 10h.

O evento é promovido pelo Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e marca os dez anos de atividades do grupo de pesquisa, extensão e crítica de mídia. Além disso, integra a programação comemorativa de 20 anos da Rádio Ponto UFSC e dos 40 anos do curso de Jornalismo da instituição.

As inscrições para a jornada podem ser feitas no local: Auditório Henrique Fontes (CCE/UFSC), ou pelo e-mail objethos@gmail.com

Confira a programação completa do evento em: https://objethos.wordpress.com/2019/09/21/evento-discute-jornalismo-democracia-e-dados-abertos/

Mais informações podem ser obtidas em contato com os organizadores: Samuel Lima (celular: 48 99605-9495 ou e-mail:samuca13@gmail.com) e Rogério Christofoletti (celular: 48 98804-9412 ou e-mail: rogerio.christofoletti@uol.com.br)