Defesa de Tese» Reflexos da precarização do trabalho dos jornalistas sobre a qualidade da informação: proposta de um modelo de análise

10/12/2019 10:51

No dia 13 de dezembro, sexta-feira, a partir das 9h, na Sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), acontece a defesa de tese “Reflexos da precarização do trabalho dos jornalistas sobre a qualidade da informação: proposta de um modelo de análise”, da doutoranda Janara Nicoletti.

O trabalho apresenta e testa uma proposta de modelo de análise da correlação entre a precarização laboral dos jornalistas e a qualidade da informação veiculada para a sociedade no produto jornalístico. Para isso, foi desenvolvida uma matriz de indicadores a partir do referencial teórico sobre precarização do trabalho, qualidade do jornalismo, condições laborais dos jornalistas e job quality. São utilizados métodos quanti-qualitativos (survey e análise de conteúdo) para coleta e interpretação de dados, e aplicadas técnicas estatísticas para exploração dos resultados e o estudo da correlação entre condições de trabalho e qualidade.

As percepções dos jornalistas sobre seu espaço laboral (condições de trabalho e rotinas), seu desempenho e satisfação foram aferidas por meio de um survey que contou com 117 respostas válidas na fase piloto e sete no pré-teste. Já a associação entre condições laborais e qualidade da informação jornalística se deu a partir da análise comparativa entre o conteúdo de um jornal brasileiro e as respostas dos jornalistas deste veículo que participaram do survey. Foi realizada uma análise longitudinal em 28 edições divididas entre os anos 2012, 2015, 2018 e 2019. Entre os resultados, constatou-se relação direta entre a tomada de decisão dos jornalistas e sua rotina de trabalho, assim como uma adaptação das escolhas à infraestrutura física disponível.

A pesquisa foi orientada pelo professor Dr. Jacques Mick (UFSC). A banca será composta pelas professoras Drª. Roseli Aparecida Figaro Paulino (USP) e Drª Valci Regina Mousquer Zuculoto (UFSC), e pelos professores Dr. Rafael do Nascimento Grohmann (Unisinos) e Samuel Pantoja Lima (UFSC).

A sessão é aberta ao público.