Defesa de Dissertação >> A posição editorial dos principais jornais brasileiros a partir da proposta política do movimento Escola Sem Partido

16/12/2019 10:57

No dia 17 de dezembro, terça-feira, o mestrando Alexandro Kichileski defende a dissertação intitulada “Imprensa e Educação: a posição editorial dos principais jornais brasileiros a partir da proposta política do movimento Escola Sem Partido”. A banca de defesa é pública e será realizada a partir das 9h, na Sala Hassis, localizada no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

A pesquisa propõe identificar o posicionamento editorial dos jornais Folha de S. PauloO Estado de S. Paulo e O Globo diante das propostas políticas do movimento Escola Sem Partido (ESP). Criado em 2004, o movimento surgiu com o objetivo de denunciar supostas doutrinações ideológicas nas instituições educacionais brasileiras. Para avaliar o posicionamento dos jornais o pesquisador analisou todos os editoriais que trataram do tema publicados pelos três jornais entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018. Esse recorte temporal engloba a criação e o arquivamento de projetos baseados em propostas do Escola Sem Partido no Congresso Nacional.

O trabalho tem como orientador o professor Dr. Carlos Augusto Locatelli (PPGJor/UFSC). A banca avaliadora será composta pelo professor Dr. Samuel Pantoja Lima (PPGJor/UFSC) e pelo professor Dr. George Luiz França (Colégio de Aplicação/UFSC).