Pesquisadores do Girafa publicam artigos em dois livros sobre rádio

11/05/2020 09:03

Dois livros lançados recentemente, com estudos sobre o meio radiofônico contam com a participação de pesquisadores do PPGJOR e Departamento do Jornalismo/UFSC que integram o Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (GIRAFA). São coletâneas editadas no formato e-book e disponíveis para download gratuito.

Na obra Rádios universitárias: experiências e perspectivas, organizada por Eliana Albuquerque (UESC)e Norma Meireles (UFPB), os professores e estudantes da UFSC Valci Zuculoto, Nayane Brito, Guilherme Longo, Beatriz Clasen, Giovanni Vellozo e Gabriel Gentile Aguiar assinam o capítulo “Ensino e Aprendizagem nas coberturas jornalísticas da Rádio Ponto UFSC”. No mesmo livro, em conjunto com pesquisadores de outras instituições, Valci Zuculoto é coautora de “Mapeamento das Condições de Funcionamento de Rádios Vinculadas a instituições públicas de ensino superior”. Esta coletânea traz 23 artigos de 57 pesquisadores e profissionais da radiodifusão universitária do Brasil, Argentina e Espanha. Aborda história, experiências inovadoras e papel das emissoras vinculadas a instituições de ensino superior na divulgação científica e tecnológica e na democratização da comunicação e da cultura.

No e-book Todos os Rádios do Brasil – novas frequências, sintonias e conexões, com organização de Norma Meireles (UFPB), Paulo Rogério Costa de Oliveira e João Batista Ferreira Neto (Uneb), os pesquisadores do PPGJor, Jor UFSC e Girafa participam com os seguintes capítulos: “Reflexões sobre o Rádio Catarinense no processo de Migração do AM para o FM”, por Karina Farias, Valci Zuculoto e Beatriz Clasen; “Alô, alô ouvintes internautas! Informações jornalísticas apresentadas nos sites de rádios maranhenses”, de Nayane Brito e Valci Zuculoto; “A história das mulheres no rádio catarinense”, por Ediane Mattos, Karina Farias e Juliana Gobbi Betti; e o prefácio “Nada foi, é ou será longe para o centenário rádio, seus pesquisadores e profissionais”, de Valci Zuculoto. O livro apresenta textos do 3º Simpósio Nacional do Rádio, realizado em 2018 na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Conceição do Coité/BA, promovido pelo GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom e reunindo pesquisadores e profissionais do meio de todo país.

Tags: livrospublicações