Grupos de pesquisa alteram rotinas na pandemia; produção não para

19/08/2020 12:23

A pandemia da Covid-19 afetou a dinâmica de todos no PPGJOR e os grupos de pesquisa também precisaram ajustar suas rotinas para enfrentar o período de atividades não-presenciais na Universidade. Apesar disso, professores, mestrandos e doutorandos mantiveram pesquisas, leituras e discussões, e produção de artigos, teses e dissertações.

O Nephi-Jor, por exemplo, vem realizando reuniões quinzenais a distância, quando debate textos lidos previamente por seus membros. Também vem mantendo as publicações, a cada três semanas, em sua página no Medium. Recentemente, o grupo até criou um canal no YouTube para armazenar defesas e outros vídeos.

Girafa tem tido mais dificuldade de reunir todos os seus membros porque eles também estão em outros programas de pós-graduação e universidades. As conversas e planejamentos têm sido mais possíveis com subgrupos, que estão produzindo e publicando artigos, livros, capítulos de livros e comunicações para eventos. Em 2020, integrantes do Girafa já tiveram aceites de eventos nacionais e internacionais como o Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciência e Educação e Simpósio Nacional do Rádio. E já inscreveram ou vão submeter no Media Ecology and Image Studies, na SBPJOR, Intercom e Congresso Internacional de Americanistas (ICA).

No objETHOS, os membros do grupo têm garantido as publicações semanais do site do Observatório da Ética Jornalística, além de sua newsletter e as reuniões do grupo a cada 15 dias. Por conta da pandemia, os pesquisadores iniciaram um conjunto de entrevistas com profissionais e especialistas sobre o tema, e também produziram um Guia de Cobertura Ética da Covid-19, que já teve 2,8 mil downloads. Os membros do grupo têm publicado artigos em revistas e se preparam para apresentar trabalhos em eventos que já tiveram aceites, como o Congresso da Alaic e o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji.

O mais jovem grupo do PPGJOR também tem trabalhado muito. O Tranverso tem feito reuniões mensais a distância para orientar mestrandos, doutores e pesquisadores de iniciação científica, além de organizar o escoamento da produção de uma ampla pesquisa que acaba de concluir. O relatório do estudo já está pronto, e quatro artigos estão engatilhados para serem publicados em revistas científicas da área. Além disso, duas docentes do grupo atuam como editoras da revista Estudos em Jornalismo e Mídia, que já publicou um número em junho e está preparando mais um, previsto para o final do ano.

Tags: coronavírus; saúde; prevenção; UFSCgrupos de pesquisaPPGJor