Matheus Mello defende tese sobre cobertura do futebol catarinense

17/09/2020 08:35

O doutorando Matheus Simões Mello defende amanhã, 18, às 14h, a tese “Complexidades identitárias em Santa Catarina: análise de narrativas de rivalidade entre times catarinenses na mídia esportiva impressa local”, pesquisa orientada pela professora Cárlida Emerim e co-orientada pelo professor Mauro César Silveira.

A pesquisa buscou entender como quatro jornais catarinenses constroem as narrativas de rivalidade entre os cinco principais clubes de futebol do estado: Chapecoense, Criciúma, Joinville, Avaí e Figueirense. Para o estudo, foram examinados 342 exemplares publicados entre 2009 e 2018. A queda do avião LaMia 2933, ocorrida em novembro de 2016 e que vitimou a delegação da Chapecoense e jornalistas esportivos, não foi incluída nas análises. A hipótese inicial era que as publicações construíram narrativas divergentes entre si, e utilizaram de características socioculturais das respectivas cidades para descrever a(s) equipe(s) conterrânea(s) e os rivais estaduais, premissa que foi parcialmente confirmada pelo pesquisador.

Compõem a banca examinadora os professores do PPGJOR Rogério Christofoletti e Jorge Kanehide Ijuim. O avaliador externo será o professor Rafael Fortes, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A defesa será realizada por videoconferência, respeitando as normas de distanciamento físico. Para acompanhá-la, basta acessar este link. Alunos matriculados do PPGJOR podem registrar suas presenças aqui.

Tags: Defesas