Professor publica capítulos em livro no exterior

19/10/2020 17:08

Pesquisadores de 18 países passaram cinco anos estudando a diferença entre o que os jornalistas pensam de sua profissão e o que realizam em seu trabalho. Os resultados da primeira etapa do projeto internacional de pesquisa Journalistic Role Peformance (JRP Project) estão agora reunidos em livro, com análises aprofundadas do conjunto dos dados e dos aspectos teórico-metodológicos desse estudo comparativo realizado entre 2013 e 2019. “Beyond Journalistic Norms: Role Performance and News in Comparative Perspective”, sob a coordenação da professora da PUC Valparaíso (Chile), Claudia Mellado, foi editado pela Routledge e já está disponível no mercado. O professor Jacques Mick, do PPGJOR, assina três capítulos da obra com outros colegas.

O livro é resultado do trabalho e da cooperação de muitos investigadores e equipes de pesquisa de todos os continentes que participaram da primeira fase do projeto. No Brasil, foram analisados mais de 3 mil itens noticiosos de quatro diários (O Globo, O Estado de S.Paulo, Folha de S. Paulo e Zero Hora). Em seguida, quase 200 jornalistas que escreveram os itens analisados responderam a um questionário a respeito das funções, papeis ou finalidades do jornalismo. Isso se juntou a uma base de dados com mais de 33 mil itens noticiosos e quase 650 respondentes para compor um amplo panorama das diferenças nas culturas profissionais de jornalistas.

O projeto JRP está em sua segunda fase e, no Brasil, é realizado por pesquisadores dos programas de pós-graduação em Jornalismo e em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tags: livrosprofessorespublicações