Professor e mestranda publicam artigo em revista no México

21/10/2020 09:04

A edição de setembro da revista Sintaxis, da Universidad Anáhuac México, traz o artigo “Retos para la adopción de la transparência em la agenda de ética periodistica en la América Latina”, assinado pelo professor Rogério Christofoletti e sua orientanda, a mestranda Denise Becker.

Os autores analisaram cinco vetores de transparência em dez mercados jornalísticos da América Latina: a) presença de leis de informação; b) observatórios de imprensa; c) códigos de ética; d) ombudsman; e) projetos para promover a transparência. Entre os resultados, constataram pouco comprometimento dos países na adoção de instrumentos para tornar a mídia mais transparente. Observaram também a baixa presença da transparência como valor em códigos de ética, e apenas quatro países fizeram menção ao cargo de ombudsman no levantamento.

O artigo resulta de duas pesquisas desenvolvidas no PPGJOR: uma pesquisa coordenada por Christofoletti, com financiamento do CNPq, e a investigação de Denise Becker, bolsista Capes, sobre a transparência como valor e prática no Projeto Credibilidade.

Tags: mestrandos e doutorandosprofessorespublicações