Pesquisadores da UFSC se destacam no 18º congresso da SBPJOR

02/11/2020 08:38

O maior evento nacional da pesquisa em jornalismo começa amanhã, 3, e vai até a próxima sexta-feira, 6, com uma programação intensa e vibrante para a área. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o 18º encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) acontece pela internet, com transmissão de conferências, debates, comunicações científicas, oficinas, reuniões das redes de pesquisa, encontro dos programas de pós-graduação e lançamentos de livros.

Como é tradicional, o PPGJOR se envolve em todas as atividades, e este ano tem presença destacada. “Nossos pesquisadores vão receber os maiores prêmios da pesquisa na área, lançar dez livros e apresentar mais de trinta relatos de pesquisa”, contabiliza o coordenador Rogério Christofoletti. “Temos também mestrandos e doutorandos oferecendo oficinas, docentes liderando encontros das redes de pesquisa, e egressos recém-titulados apresentando suas investigações. O programa todo está envolvido nesta ocasião de forte interlocução científica”.

Reconhecimento da pesquisa em prêmio

Pesquisadores do PPGJOR participam de sessões em todos os dias de congresso. No dia de abertura, o destaque é a entrega do 15º Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF). Em 2020, a UFSC será a instituição mais reconhecida, com dois prêmios e duas menções honrosas.

Orientada pelo professor Jacques MickJanara Nicoletti venceu na categoria Doutorado. A tese “Reflexos da precarização do trabalho dos jornalistas sobre a qualidade da informação: proposta de um modelo de análise” foi defendida em dezembro do ano passado e foi apontada como a melhor do Brasil. Transformada em livro, a tese também será lançada no congresso, sob o título “Precarização e Qualidade no Jornalismo: condições de trabalho e seus impactos na notícia” (Ed.Insular).

Na categoria Mestrado, “O Jornalismo das periferias de São Paulo entre a experimentação e a atualização de práticas convencionais”, de Luisa Tavares e também orientada por Jacques Mick mas no Programa de Pós em Sociologia Política, recebeu menção honrosa.

A professora do PPGJOR, Daiane Bertasso, orientou o melhor trabalho de iniciação científica. “Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)” é de autoria de Amanda Regina Rosa, e levou o prêmio de IC.

Na categoria Pesquisa Aplicada, as professoras Rita PaulinoCárlida Emerim e Valci Zuculoto receberam menção honrosa pelo projeto “#Jorconvergente: teoria e prática aplicada em tecnologia progressive web apps (pwa)”. Na categoria, não houve vencedor e apenas a menção honrosa às pesquisadoras do PPGJOR.

Segundo a coordenadora do PAGF 2020, Marli dos Santos, este ano houve recorde de participação. Foram avaliados 142 trabalhos de todas as regiões brasileiras, 71% a mais que em 2019.

Tags: egressosEventosmestrandos e doutorandosPPGJorprêmiosprofessoresSBPJorSBPJOR 2020