Pesquisadores do PPGJOR lançam dez livros em congresso

03/11/2020 09:04

Como é tradicional, a 18ª edição do encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) é uma ocasião estratégica para lançamento de livros na área. Autores de todo o país se agendam para o evento, e os pesquisadores do PPGJOR marcam presença em peso em 2020. Serão dez títulos assinados ou co-organizados por docentes e egressos do programa.

William Robson Cordeiro lança “Hiperinfografia – A visualização da informação jornalística mais sofisticada”, obra derivada de seu doutorado no PPGJOR. O mesmo acontece com Marcelo Barcelos e seu “Jornalismo em todas as coisas: os futuro das notícias com Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT)”. “Precarização e qualidade no jornalismo: condições de trabalho e seus impactos na notícia” é assinado pela recém-doutora Janara Nicoletti e integra a série Jornalismo a Rigor. O livro é uma adaptação da melhor tese de doutorado do país na área, vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Outra egressa e vencedora do prêmio, Ana Paula Lückman lança “Jornalismo, conhecimento e contexto: pensamento complexo para uma atividade em transformação”. O livro é uma adaptação da tese da autora defendida no PPGCOM da UFRGS.

O professor Samuel Lima é um dos organizadores de “Novos olhares sobre o trabalho no jornalismo brasileiro”, junto com Fábio Pereira, Paula Melani Rocha e Rafael Grohmann. Já o professor Eduardo Meditsch e as doutorandas Janaíne Kronbauer e Juliana Freire Bezerra organizaram “Pedagogia do Jornalismo: desafios, experiências e inovações”. A professora Cárlida Emerim apresenta aos leitores quatro livros que organizou sozinha ou na companhia das pesquisadoras Ariane Pereira e Iluska Coutinho: “Metodologias de pesquisa em telejornalismo: o jornalismo para telas”, “Telejornalismo contemporâneo: 15 anos da Rede Telejor”, “A (re)invenção do telejornalismo em tempo de pandemia” e “Telejornalismo 70 anos: o sentido das e nas telas”.

Redes de pesquisa

Além dos relatos de pesquisa e dos lançamentos de livros, docentes do PPGJOR também assumem funções importantes em outras atividades do 18º Encontro da SBPJOR. Rogério Christofoletti e Cárlida Emerim, junto com Cíntia Xavier (UEPG), coordenam o 7º Seminário da Pós-Graduação em Jornalismo (PósJor), com participação de Eduardo Meditsch como membro do Comitê de Assessoramento de área no CNPq. Raquel Longhi e Rodrigo Botelho-Francisco (UFPR) coordenam a reunião da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Valci Zuculoto e Marcelo Kischinhevsky (UFRJ) lideram encontro semelhante da Rede de Pesquisa em Radiojornalismo, e Cárlida Emerim e Ariane Carla Pereira (Unicentro) fazem o mesmo com a Rede de Pesquisa em Telejornalismo. Outros docentes participam como membros de reuniões de outras duas redes: a de observatórios de imprensa (Renoi) e a de trabalho no jornalismo (Retij).

Tags: egressoslivrosprofessorespublicaçõesredes de pesquisaSBPJOR 2020