Pesquisador do PPGJOR publica capítulos em dois livros no exterior

30/04/2021 09:47

Neste mês de abril, dois lançamentos em renomadas editoras internacionais trazem textos assinados por um pesquisador do PPGJOR.

“Cultures of Transparency: Between Promise and Peril” está saindo pela Routledge e é organizado por Susanne Fengler (Erich Brost Institute for International Journalism da TU Dortmund University), Stefan BergerDimitrij Owetschkin e Julia Sittmann, docentes da  Ruhr University Bochum. O volume reúne textos de autores de diversas partes do mundo abordando criticamente o conceito de transparência na vida social contemporânea. Rogério Christofoletti é o único brasileiro e assina o capítulo “Whistleblowers, Media, and Democracy in Latin America”, em que analisa como denunciantes na mídia se comportam nos países latino-americanos. O texto é um desdobramento da participação do pesquisador numa conferência sobre transparência ocorrida em 2019 em Berlim, Alemanha.

“News Media Innovation Reconsidered” é um lançamento da Wiley Blackwell, organizado por Maria Luengo e Susanna Herrera-Damas, ambas da Universidad Carlos III, da Espanha. A coletânea traz textos que discutem como a ética e os valores jornalísticos estão impactando e sendo afetados por esforços inovadores de reconstrução da indústria de mídia. Entre os autores estão Stephen J. WardJosé Alberto García-AvilésAlfred Hermida. “Transparency, Innovation, and Journalism” é o capítulo assinado por Christofoletti, e a transparência é analisada como um fator de inovação que pode distinguir positivamente alguns empreendimentos jornalísticos.

Tags: professorespublicações