Pesquisadoras do PPGJOR participam de evento francófono

01/07/2021 09:53

Três pesquisadoras do PPGJOR apresentam hoje, 1, parte de uma pesquisa aplicada no evento “Jornalismo e experiências no Brasil e no mundo francófono” (Rencontres internationales de recherches/2º Brazil – France- Francophone Belgium Journalism Research), que acontece de forma remota até dia 3.

A professora Rita Paulino, a mestranda Ana Carla Pimenta e a egressa Marina Empinotti apresentam um método sistemático para avaliação da experiência do usuário a partir de métricas obtidas através do rastreamento de mouse (mouse-tracking). Segundo a professora, este estudo promoveu uma experiência multidisciplinar que contou com a participação do professor Marcos Seruffo da Universidade do Pará e seu orientando de Mestrado Kennedy Souza que desenvolveu a ferramenta.

Como objeto de estudo e para identificar as interações, o site escolhido foi o premiado Transmídia  DeBairrosSomos.  Nesta análise, foi utilizada um sistema quantitativo de rastreamento de interações de usuários, a ferramenta intituladaArtificial Intelligence and Mouse Tracking-Based user Experience Evaluation Tool (AIMT-UXT). Para comprovar os resultados analíticos, uma entrevista estruturada foi aplicada com alunos com o objetivo de obter dados que comprovem ou não os resultados da interação dos usuários identificados na ferramenta. Este mapeamento foi feito com alunos do curso de Jornalismo da UFSC, que navegaram no site e participaram da pesquisa. Como resultado, o grupo observou que dentre os diversos conteúdos transmídias do site, percebeu-se um maior interesse por conteúdos em audiovisuais.

O evento pode ser acompanhado pela internet: https://linktr.ee/RencontresJournalisme2021

Tags: egressosEventosinternacionalizaçãomestrandos e doutorandosprofessores