Desafios acadêmicos na Alemanha são tema do Seminário de Internacionalização

14/07/2021 08:58

O Seminário de Internacionalização do PPGJOR prossegue nesta semana, enfocando agora os desafios de se pesquisar e estudar na Alemanha.

O quarto encontro do evento está marcado para a próxima sexta-feira, 16, às 16 horas, com a participação de Janara Nicoletti, Juliana de Amorim Rosas e Wagner Concha.

Janara Nicoletti é jornalista, mestre e doutora em Jornalismo (PPGJOR/UFSC) e pesquisadora associada ao objETHOS. Já atuou como repórter, editora, assessora de imprensa e professora de graduação e pós-graduação. Em 2020, recebeu o prêmio Adelmo Genro Filho, categoria doutorado. Sua tese – que virou livro – propôs um modelo de análise da relação entre as condições laborais dos jornalistas e a qualidade das notícias. Atualmente, vive em Berlim, e desenvolve pesquisas sobre violência contra jornalistas e liberdade de expressão.

Juliana Rosas é doutoranda no PPGJOR e pesquisadora do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). Realizou período de pesquisa no Institut für Publizistik und Kommunikationswissenschaft/Institute for Media and Communication Studies (Instituto de Mídia e Estudos em Comunicação) da Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim) pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE-Capes) 2019. É mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba e especialização em Sociologia. Em outra experiência internacional, participou da edição 2018 da Escola de Verão Alaic, em Montevideu, Uruguai.

Wagner Rodrigo Arratia Concha é mestre em Mídias e Ciência da Comunicação pela Universidade Tecnológica de Ilmenau (Alemanha). No Grupo de Gestão de Mídias e Comunicação, defendeu pesquisa comparativa qualitativa sobre identidades de marcas de revistas de futebol. Um ensaio sobre sua dissertação foi publicado no Journal of Magazine Media. Também participou do projeto Once Amigos (Deutsche Welle Akademie, 2012-2014) e do Curso Estadão de Jornalismo (Universidade de Navarra, 2002).

O Seminário de Internacionalização é um evento aberto, gratuito e certifica quem participa de ao menos 75% dos encontros. A transmissão do dia 16 pode ser assistida aqui, e as anteriores já estão disponíveis no canal de vídeos do PPGJOR no YouTube.

Tags: egressosinternacionalizaçãomestrandos e doutorandosSeminário de Internacionalização