Seminário de Internacionalização aborda pesquisas na Espanha

21/07/2021 08:05

Na próxima sexta-feira, 23, acontece mais um encontro do Seminário de Internacionalização do PPGJOR, a atividade formativa de mestrandos, doutorandos, professores e pesquisadores.

Raquel Ritter Longhi, Gislene da Silva e Matheus Simões Mello compartilham suas experiências de estudos e pesquisas na Espanha.

O painel começa às 16 horas, com transmissão pelo Canal de Vídeos do PPGJOR.

Raquel Longhi é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e mestre em Comunicação e Informação (UFRGS). Tem especialização em História y Estética del Cine (Universidad Autónoma de Madrid/Fundación Viridiana, Madrid, 1992-1993) e teve período de sanduíche no doutorado na National University of Singapure, sob orientação do professor George Paul Landow (2001). Suas experiências internacionais se estendem também aos seus estágios pós-doutorais, junto ao CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), com supervisão do professor Francisco Cádima (2013-2014), junto à Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha, supervisionada pelo professor Josep Maria Catalá Domenéch (2019).

Gislene da Silva é professora titular aposentada do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Fez dois pós-doutoramento, o primeiro na Universidade de São Paulo e o segundo na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. É doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e graduada em Comunicação/Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalhou como jornalista por 16 anos em São Paulo nas editoras Globo (revista Globo Rural) e Abril (revista Saúde). É autora do livro O sonho da casa no campo: jornalismo e imaginário de leitores urbanos. Atualmente ainda atua como docente voluntária no PPGJOR.

Matheus Simões Melo é professor do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc (Joinville-SC). Tem mestrado (2015) e doutorado (2020) em Jornalismo pelo PPGJOR, tendo realizado período sanduíche na Universidade de Sevilha, Espanha. Tem artigos em congressos e capítulo de livro em inglês e espanhol. Atualmente, é pesquisador participante da International Sports Press Survey (ISPS) 2021, estudo que traçará um panorama da imprensa esportiva global, e que conta com 12 pesquisadores de nove países de todos os continentes.

O Seminário de Internacionalização é um evento aberto, gratuito e certifica quem participa de ao menos 75% dos encontros. Todos os encontros anteriores já estão disponíveis no canal de vídeos do PPGJOR no YouTube.

Tags: internacionalizaçãoSeminário de Internacionalização