Justiça suspende avaliação da pós-graduação

24/09/2021 08:44

A Justiça Federal determinou a suspensão imediata do processo de avaliação dos programas de pós-graduação feito pela Capes. A decisão assinada pela juíza Andrea de Araujo Peixoto, da 32ª Vara Federal do Rio de Janeiro, é provisória e concede liminar após pedido do Ministério Público Federal daquele estado.

Na ação civil pública, o MPF questiona os critérios usados na avaliação e pede a suspensão do processo até que a Capes apresente como são examinados milhares de cursos de Mestrado e  Doutorado no país. A juíza Andrea Peixoto deu 30 dias para que a agência preste esclarecimentos. Ontem, os sistemas de informática do processo já ficaram indisponíveis para os avaliadores. Ontem também o Senado aprovou requerimento de convocação da presidente da Capes Claudia Queda de Toledo.

A decisão de suspensão do processo de avaliação pegou de surpresa pesquisadores e associações científicas de todas as áreas. O clima é de incerteza, apreensão e frustração, já que a comunidade científica se prepara e espera com ansiedade o resultado desses processos para qualificar seus cursos e receber verbas de custeio.

O PPGJOR participará de reunião do Conselho da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) no próximo dia 29 que tratará da questão.

Tags: avaliaçãocapespós-graduaçãoPPGJor