PPGJOR participa em peso do 44º Congresso da Intercom

01/10/2021 10:02

O 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom começa na próxima segunda-feira, 4, e vai até o sábado, dia 9, com uma programação intensa de minicursos, debates, conferências, premiações, lançamentos de livros e apresentações de pesquisa. Considerado o maior evento nacional na área da comunicação, o congresso da Intercom acontece mais uma vez de forma remota por causa da pandemia.

Com o tema “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”, o evento é sediado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife. Como é habitual, mestrandos, doutorandos, professores e egressos do PPGJOR participam de forma marcante.  Confira alguns destaques:

Segunda, 4 de outubro

8h: professor Jorge Kanehide Ijuim coordena a mesa 9 no Intercom Júnior.

8h: a professora Valci Zuculoto e a egressa Karina Farias apresentam o trabalho “O rádio AM trocou o dial: um panorama da migração para o FM nas emissoras catarinenses”, na Sessão 2 – Presente e futuro do rádio.

9h30: a egressa Criselli Montipó coordena a Sessão 2 do GP Teorias do Jornalismo, e apresenta o trabalho “Atos de resistência de repórteres na abordagem de cidadania e direitos humanos: reflexões a partir da epistemologia feminista e da teoria crítica”.

11h: professor Rogério Christofoletti é um dos debatedores na mesa Ética e Comunicação em Saúde, com a fala “O presidente e a pandemia: respostas imunológicas e deontológicas do jornalismo”.

14h: professor Eduardo Meditsch celebra, junto com a professora Valci Zuculoto e outros ex-coordenadores, os 30 anos do GP Rádio e Mídia Sonora.

14h: lançamento do livro “Jornalismo, gêneros e formatos. Estado da arte e diálogos contemporâneos”, que tem o capítulo “Um olhar para Profissão Repórter a partir das vozes de quem produz o programa”, assinado pela doutoranda Magali Moser.

Terça, 5

8h: mestranda Dara Zimermann e professora Flávia Guidotti apresentam o trabalho “A complexidade da narrativa jornalística no Instagram: do Feed aos Stories” no GP Conteúdos digitais e convergências tecnológicas.

10h10: doutoranda Thaís Araújo apresenta o trabalho “Representações sociais e cidadania das pessoas com deficiência na cobertura jornalística do portal G1” no GP Comunicação e Cidadania.

14h: doutorando Rafael Venuto apresenta o trabalho “Fotojornalismo(s) em aliança: imagens contra a precariedade e a precarização” no GP Estéticas, políticas do corpo e gêneros.

14h: a professora Valci Zuculoto coordena a Sessão 4 do GP Rádio e Mídia Sonora – Perspectivas teórico-metodológicas dos estudos radiofônicos, junto com a egressa Juliana Gobbi Betti.

14h: a doutoranda Lynara Ojeda coordena a Sessão 4 – Questões de gênero em jornalismo: desconstrução de padrões hegemônicos e desafios nas redações e no ambiente digital do Intercom Junior.

14h: professora Cárlida Emerim lança três livros dos quais é co-organizadora: “Teorias do telejornalismo como direito humano” (com Ariane Pereira e Iluska Coutinho), “Direitos humanos nas telas: reivindicações sociais e representações de sentido narradas pelo telejornalismo” (com Ariane Pereira e Cristiane Finger), e “Telejornalismo e direitos humanos: pesquisas e relatos de experiências” ( com Ariane Pereira, Edna Mello e Flávio Porcello).

14h: egressa Criselli Montipó e professor Jorge Kanehide Ijuim participam do lançamento do livro “Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão no século XXI: modos censórios, resistências e debates emergentes”, onde assinam o capítulo “Desafios na cobertura de cidadania e direitos humanos no Brasil: relatos de repórteres sobre censura e autocensura”.

Quarta, 6

8h: doutoranda Lia Gabriela Pagoto apresenta o trabalho “As relações de agendamento na CPI da Covid no Twitter: um olhar para o lugar da imprensa” no GP de Comunicação e Cultura Digital.

8h: doutoranda Jessica Gustafson apresenta o trabalho “Percursos latino-americanos na formulação de um jornalismo com perspectiva de gênero” na sessão 4 – Epistemologias e paradigmas nos processos de construção da narrativa jornalística.

8h: doutoranda Raphaela Ferro apresenta o trabalho “Narradoras em Transmissões Esportivas no Brasil: Mapeamento Histórico da Presença Feminina na Narração em Veículos de Rádio, Televisão e Internet” no GP História do Jornalismo.

8h: mestrando Vinícius Augusto Bressan Ferreira apresenta o trabalho “Mudanças nas Estratégias de Financiamento do Jornalismo na História Recente: o Conceito de Hiperconcorrência como Ferramenta de Pesquisa”no GP História do Jornalismo.

8h: doutorandos Lynara Ojeda, Marisvaldo Lima e Gabriela Almeida apresentam o trabalho “Entre visibilidade e revitimização: indícios para pensar o discurso jornalístico sobre violência sexual contra crianças” no GP Teorias do Jornalismo, sessão 4 – Epistemologias e paradigmas nos processos de construção da narrativa jornalística.

11h: doutoranda Tatiane Queiroz e professor Jorge Kanehide Ijuim apresentam o trabalho “Mídia Índia: porquê decolonizar a práxis jornalística” no GP América Latina, Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais.

13h30: professor Eduardo Meditsch palestra sobre “O Legado de Paulo Freire para a Radiodifusão Universitária”no Fórum das Rádios e TVs Universitárias, onde a professora Valci Zuculoto é moderadora.

Quinta, 7

8h: doutoranda Raphaela Ferro coordena a Sessão 12 do Intercom Júnior – Jornalismo esportivo: entre narrativas e narrações.

8h: mestranda Camila Collato apresenta o trabalho “Jornalismo Ambiental: reflexões sobre conhecimento, espaço e complexidade” no GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente.

11h: doutoranda Ivone Rocha apresenta o trabalho “A Contribuição do Jornalismo na Formação de Estudantes da Escola Básica. O Caso do Projeto Memórias em Rede” no GP Comunicação para a cidadania: a educação, o popular e o urbano .

14h: egresso Hendryo André e doutorando Marisvaldo Silva Lima coordenam a Sessão 9: Jornalismo político: entre a midiatização de escândalos e a necropolítica.

14h: egresso Silvio Costa Pereira apresenta o trabalho “A sobrevivência da fotografia química no contexto digital contemporâneo” na Sessão 1 do GP Fotografia.

14h: doutoranda Kalianny Bezerra de Medeiros apresenta o trabalho “Credibilidade jornalística e compromisso com o cidadão: quando veículos de imprensa publicam informe publicitário com informações falsas sobre a Covid-19” no GP Teorias do Jornalismo, na sessão 5 – Pensar jornalismo: fato, objetividade, credibilidade, subjetivismo, pós-verdade.

14h: o egresso de pós-doutorado Álvaro Bufarah apresenta o o trabalho “Estudos de Caso sobre Classificação de Gêneros e Formatos de Podcast Jornalístico na Web Brasileira” na sessão 5 – Estudos de podcast

16h: o egresso de pós-doutorado Álvaro Bufarah coordena a sessão 6 – Autoria, criação e arte no rádio, ao lado da professora Izani Mustafá (UFMA)

Sexta, 8

14h: egresso Silvio Costa Pereira atua como debatedor da Sessão 3 do mesmo GP Fotografia.

14h: egressa Criselli Montipó coordena a Sessão 11 do Intercom Júnior-Jornalismo: O lugar da alteridade no jornalismo: inclusão, diversidade e vulnerabilidades.

14h: a professora Valci Zuculoto coordena, como vice-presidente da Rede de Rádios Universitárias do Brasil, a Mesa 5 – Reunião anual da Rede RUBRA,  no V Fórum de Rádios e TVs Universitárias.

Tags: auxílio a eventosegressosEventosmestrandos e doutorandosprofessores