Nephi-Jor lança livro sobre jornalismo e plataformas digitais

02/12/2021 17:23

“Jornalismo e plataformização: abordagens investigativas contemporâneas” é o quarto livro do Nephi-Jor/Grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq, publicado pela Editora Insular. Organizado pelas professoras do PPGJOR Raquel Ritter longhi, Stefanie Carlan da Silveira e Rita Paulino, a obra é uma produção conjunta dos pesquisadores do grupo de investigação e reúne contribuições sobre as pesquisas em andamento a respeito de “um mundo de plataformas, no qual grande parte das esferas da vida é percebida ou experienciada por meio de plataformas, sejam elas aplicativos, artefatos, serviços on-line ou softwares”, segundo as autoras.

Em onze capítulos, 15 autores se preocupam em desvendar alguns temas necessários para entender a plataformização e sua conexão com o Jornalismo. Os textos apresentam, discutem e analisam aspectos desses fenômenos sócio-técnicos e configuram uma amostra do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/Nephi-Jor em 2021.

O livro está dividido em quatro seções: Plataformas e marcas jornalísticas; Plataformas, sociedade e política; Plataformas e narrativas jornalísticas e Plataformas, algoritmos e usabilidade. Tem 242 páginas e os capítulos são assinados por mestrandos, doutorandos, professoras e egressos do PPGJOR: Alessandra Natasha Costa Ramos, Ana Marta Moreira Flores, Janara Nicoletti, Jéssica Karina Weirich, Kérley Winques, Lia Gabriela Pagoto, Mariane Pires Ventura, Marina Lisboa Empinotti, Olga Clarindo Lopes, Raquel Ritter Longhi, Ricardo Aoki, Rita de Cássia Romeiro Paulino, Stefanie Carlan da Silveira e Thaísa Brandão Comber.

Tags: egressosgrupos de pesquisamestrandos e doutorandosnephijorprofessorespublicações