Mariane Ventura defende tese sobre o ensino de Jornalismo de Dados

08/12/2021 07:04

Na próxima sexta-feira (10), a partir das 14 horas, Mariane Pires Ventura, doutoranda do PPGJOR, defende a tese “Jornalismo de Dados: desafios e possibilidades para o ensino”, orientada pela professora Rita de Cássia Romeiro Paulino. A banca de avaliação é formada pelos professores Márcio Carneiro dos Santos (UFMA), Raquel Ritter Longhi (UFSC) e Stefanie Carlan da Silveira (UFSC).

A pesquisa aborda o ensino de Jornalismo de Dados (JD) nos cursos de graduação do Brasil com o foco nas dificuldades e experiências de professores da área. A partir da coleta de grades curriculares de cursos e de questionários com professores e profissionais da área, a tese apresenta um retrato do ensino do JD e um Pequeno Manual para o Ensino de Jornalismo de Dados.

O trabalho está divido em cinco capítulos. O primeiro, com um panorama do Jornalismos de Dados, da evolução tecnológica, a informatização das redações e os fatores que impulsionaram o uso de dados. O segundo, sobre o ensino de Jornalismo, a sua luta para se instituir como uma ciência, as Diretrizes Nacionais Curriculares e todo o seu trajeto evolutivo. O terceiro, que apresenta o ensino diante das tecnologias, metodologias aplicadas, as mudanças na educação em um cenário marcado pela convergência e a mutação digital. O quatro capítulo é composto pelo material empírico e suas análises, o panorama do ensino de JD no Brasil e na América Latina. E por fim, enquanto pesquisa aplicada, propõe-se Pequeno manual para o ensino de Jornalismo de Dados, um guia com perguntas e respostas desenvolvidas a partir de todo o levantamento.

A sessão de defesa acontece por via remota, seguindo as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, e pode ser acompanhada por este link. Estudantes do PPGJOR podem registrar sua presença aqui.

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