Projeto promove debate sobre direitos humanos, subjetividade e jornalismo

13/12/2021 12:02

O projeto de extensão DHJor realiza amanhã, 14, uma mesa de debates com o tema “Subjetividade e direitos humanos: perspectivas para tensionar o jornalismo no século XXI”. O evento acontece por sistema de videoconferência e pode ser acompanhado ao vivo, a partir das 19 horas, pelo YouTube.

“A subjetividade é uma categoria chave para pensar o jornalismo”, afirmam os organizadores. “Modos de perceber e sentir a realidade, padrões de comportamento, políticas, ações, posições e corporalidades podem ser entendidas e problematizadas a partir de discursos e narrativas midiáticas que permeiam nosso cotidiano de diversas maneiras”.

Destinado a estudantes, professores e profissionais da área e aberto gratuitamente à comunidade em geral, o debate fecha o ciclo de atividades desenvolvidas pelo DHJor em 2021. Vinculado ao Departamento de Jornalismo e ao PPGJOR, o DHJor é coordenado pela professora Daiane Bertasso Ribeiro e pelo professor Jorge Kanehide Ijuim, reunindo 11 estudantes do PPGJor, sendo oito do doutorado e três do mestrado, além de contar com a participação de egresso e egressas que hoje atuam em outras instituições de ensino superior.

Neste debate, o DHJor propõe ainda refletir sobre as articulações entre subjetividade e direitos humanos no jornalismo a partir de abordagens teórico-filosóficas que dialogam ou se inscrevem no pensamento decolonial e que pautaram as atividades do projeto durante todo o ano. Assim, traz à tona temáticas de gênero, meio-ambiente, indígenas, étnico-raciais, da infância, violência, entre outras diversidades e desigualdades pautadas por uma narrativa cotidiana que, apesar de estar sob ataque na contemporaneidade, tem se afirmado como prática resistência.

Tags: Eventosmestrandos e doutorandosprofessores