Pesquisadora integrante do NephiJor faz estadia de Pesquisa na Universidad Nacional de Catamarca (UNCA)

15/05/2022 16:06

A pesquisadora integrante do NephiJor,  Lidiane Nunes De Castro, estudante de doutorado da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), está fazendo uma Estadia de Pesquisa na Universidad Nacional de Catamarca (UNCA) localizada na região noroeste da Argentina.

O Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo — Nephi-Jor — reúne professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de áreas afins, congregados em torno de projetos de pesquisa e de atividades acadêmicas de forma transdisciplinar. O objetivo é a pesquisa e desenvolvimento de conteúdo para a internet, a formação de recursos humanos especializados e a produção científica.

O núcleo pretende constituir-se em um espaço para a consolidação de grupo de pesquisa atuante na área de produção multimídia com ênfase na pesquisa de novos formatos e na produção de conteúdo jornalístico para a web, possibilitando a integração entre a produção das diversas mídias. Fazemos parte do Grupo Hipermídia e Linguagem, registrado no CNPq, sob coordenação das professoras Raquel Ritter Longhi e Stefanie Carlan da Silveira, ambas professoras do Departamento de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina .

A estadia da Lidiane Nunes De Castro, está sob a supervisão da Dra. María Belén Verón Ponce e executada no âmbito da Especialização em Políticas Públicas sobre Gênero e Violência de Gênero e do Doutorado em Ciências Humanas da UNCA e prevê facilitar o contato com pesquisadores que estão realizando investigações na área de gênero e com associações que trabalham dentro dessa área, tanto em nível nacional como local. O objetivo é adquirir novas perspectivas a serem incorporadas na elaboração da tese de doutorado sobre a representação de personagens LGBT+ nas séries de ficção no tocante às questões de gênero partindo do Sul Global, em que se abordam tópicos e questões que não são discutidos ou não são tratados da mesma maneira no contexto europeu.

Tags: nephi-jor