Livro reúne reflexões de pesquisadores latino-americanos sobre comunicação e cultura a partir da crítica decolonial

17/08/2022 17:54

está disponível para download e consulta o livro “Decolonialidade, Comunicação e Cultura”, que reúne reflexões de 21 pesquisadores de 12 instituições de Ensino Superior de países latino-americanos. A obra é resultado da parceria entre três grupos de pesquisa: o Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap/Brasil), o Grupo Comunicação-Decolonialidade (ALAIC – Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação, com participantes de vários países), e o TRAVESSIA – Centro de Estudos e Pesquisas do Sul Global (PPGCOM/UFF/Brasil).

A proposta da publicação é apresentar, a partir de uma perspectiva latino-americana e decolonial, abordagens críticas e alternativas em torno dos fenômenos comunicacionais e culturais atravessados por dissidências, resistências e conflitos constituídos na mobilização criativa de saberes. Para isso, assume como eixo central o caráter interdisciplinar, concretizado na confluência de reflexões de diversos pesquisadores, localizados em diferentes campos do conhecimento. Ou seja, o movimento de observação dos campos da cultura e comunicação, a partir de perspectivas decoloniais, demanda a interdisciplinaridade como possibilidade de análise e da própria existência em territórios plurais.

O livro é organizado pelos professores Antonio Carlos Sardinha (Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas – CNPq/Unifap), Verônica Maria Alves Lima (Universidade Federal Fluminense – UFF/Brasil), Eloina Castro Lara (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla/México e Universidad Nacional de La Plata/Argentina), e Valeria Belmonte (Universidad Nacional del Comahue e Universidad Nacional de La Plata/Argentina).

Lançamento oficial

A publicação será oficialmente lançada na sessão “Novidades Editoriais” do XVI Congresso da ALAIC, evento que vai acontecer entre 26 e 30 de setembro em Buenos Aires, Argentina. Na ocasião, os organizadores apresentarão os eixos principais do livro aos participantes do congresso, que reúne pesquisadores de toda a América-Latina.

O acesso ao livro é totalmente gratuito e pode ser feito através do site da Editora Unifap, responsável pela edição, ou também pelo site do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Unifap.

Entre os autores estão a doutoranda Tatiane K.B. Queiroz (PPGJOR), Jorge Kanehide Ijuim (PPGJOR) e Erick (Terena) Marques Polidoro Apolinario.

 

Tags: alaicComunicaçãoculturaldecolonialjorge ijuimlivrotravessia