objETHOS comemora 13 anos com seminário internacional e e-book sobre transparência

31/08/2022 22:51

Observatório da Ética Jornalística – objETHOS chega aos 13 anos na próxima segunda-feira, 5 de setembro, e celebra a data com o seminário internacional “Jornalismo, ética e cidadania”. O evento terá a participação dos pesquisadores Adriana Amado, da Universidad Argentina de la Empresa (UADE), e Juan Carlos Suarez Villegas, da Universidad de Sevilla (US). A programação ocorre no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir das 14h. As inscrições serão feitas por ordem de chegada e as vagas são limitadas.

No mesmo dia, integrando as comemorações do aniversário, será lançado o e-book “Transparência Jornalística – O que é e como se faz?”. A publicação reúne textos de pesquisadores do grupo e foi desenvolvida a partir do projeto “Transparência no jornalismo: valor ético, compromisso público e desafio prático para profissionais e a indústria”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2019 e 2022.

Programação

O seminário internacional “Jornalismo, ética e cidadania” inicia às 14h, com a conferência “Las metáforas del periodismo”, ministrada pela professora argentina Adriana Amado, que participa virtualmente. A convidada integra a equipe de investigação da rede mundial de estudos de jornalismo Worlds of Journalism, dirige a ONG Infociudadana e faz parte da diretoria do Poder Ciudadano, capítulo argentino da Transparência Internacional. A mediação será do presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), professor Samuel Pantoja Lima, que também é um dos coordenadores do objETHOS.

Adriana Amado trabalha na divulgação de temas da comunicação pública e do jornalismo. Doutora em Ciências Sociais pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e bacharel em Letras pela Universidade de Buenos Aires (UBA), ela atua como docente em diversas instituições acadêmicas da América Latina. Atualmente, é pesquisadora da UADE.

A segunda conferência da programação será ministrada pelo professor Juan Carlos Suarez Villegas, catedrático de Jornalismo da Universidad de Sevilla. Ele vai refletir sobre o tema “Etica y Derecho a la Información de la ciudadania”, com a mediação do professor Rogério Christofoletti. Um dos principais nomes da pesquisa em ética da comunicação na Espanha, Villegas é autor de mais de dez livros e desenvolveu investigações acadêmicas em universidades da Inglaterra, Itália e Estados Unidos. Além disso, atua como membro de importantes órgãos de deontologia na Andaluzia, no sul espanhol.

Haverá emissão de certificado para os participantes. As inscrições serão feitas no local, por ordem de chegada. As vagas são limitadas à capacidade do auditório.

SERVIÇO

O quê: objETHOS 13 anos – Seminário internacional “Jornalismo, ética e cidadania”

Com Adriana Amado (AR) e Juan Carlos Suarez Villegas (ES)

Quando: 5 de setembro de 2022, a partir das 14h

Onde: Auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão – CCE da Universidade Federal de Santa Catarina, localizado no Campus Universitário Trindade.

> Inscrições por ordem de chegada.

Seguindo o protocolo da Fase 3 estabelecido pelo plano de combate à Pandemia de Covid-19 da UFSC, o uso de máscara é obrigatório.

Tags: Eventosobjethos