PPGJOR tem presença marcante no 16º Congresso da Alaic

30/09/2022 20:48

Mais uma vez o PPGJOR UFSC marcou presença de forma expressiva em um dos principais congressos da área de Comunicação. Nesta semana, membros do programa participaram da 16ª edição do Congresso da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic), em Buenos Aires (Argentina).

Somento do grupo de pesquisa objETHOS, foram oito pesquisadores a apresentarem trabalhos e discutirem dados parciais de suas pesquisas. Natália Huf apresentou a comunicação “El debate latinoamericano sobre la credibilidad de los medios: una década en revistas científicas prestigiosas y de acceso abierto”, também assinado por Rogério Christofoletti, Kalianny Bezerra e Raphaelle Batista.

O professor Samuel Pantoja Lima e a doutoranda Mariane Nava apresentaram o trabalho “Jornalismo e democracia: o que os jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo dizem sobre jornalismo e democracia”.

Álisson Coelho apresentou com Fernando Oliveira Paulino (UnB) a comunicação “A violência normalizada: uma discussão sobre números de casos de agressões contra jornalistas no Brasil”. Aline Rios assina o trabalho “Violência contra Jornalistas no Brasil e sua relação com o Direito à Informação” com Marcelo Bronosky (UEPG).

Um dos líderes do do objETHOS, o professor Rogério Christofoletti, participou do painel de abertura do evento “Ciudadanía digital y uso responsable de internet: el rol de la comunicación para el fortalecimiento democrático”.

O mestrando Anderson Baltar apresentou o artigo “Carnaval em ondas médias: o rádio e as escolas de samba do Rio de Janeiro na década de 1970”, na Sessão “Apuntes sobre la radio”.
A doutoranda Suelyn da Luz e o professor Carlos Locatelli participaram do evento com a pesquisa “Jornalismo, agronegócio e mudanças climáticas na COP26: o discurso do Valor Econômico (Brasil)”, onde analisam as relações entre o agronegócio brasileiro e as mudanças climáticas, a partir da cobertura especializada em economia do jornal Valor Econômico, durante o período de realização da 26ª Conferência das Partes (COP26) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

A doutoranda Jessica Gustafson participou do GT Comunicación, Género y Diversidad Sexual com o artigo “Proteção e resistência de jornalistas feministas na América Latina: o caso da Red Internacional de Periodistas con Visión de Género (RIPVG)”. O trabalho discute a articulação de jornalistas feministas latino-americanas dentro da rede, fundada em 2005, no México. O objetivo da pesquisa é perceber, a partir de entrevistas em profundidade com jornalistas de cinco países latino-americanos que ocupam cargos organizativos dentro da RIPVG, uma mudança de atuação na última década. Se a formação de jornalistas com uma perspectiva de gênero era o objetivo central das profissionais, com foco na produção jornalística, a partir de 2010 a organização toma como preocupação a crescente violência contra jornalistas na região, fazendo com que a RIPVG se torne uma rede de resistência e proteção.

As professoras Rita Paulino e Fabiana Piccinin, em conjunto com a doutoranda Lia Gabriela Pagoto, apresentam o trabalho “Planejamento editorial da edição na narrativa transmídia: um exemplo em sala de aula”, dentro do GT Comunicação Digital, Redes e Processos .

A professora Raquel Ritter Longhi e sua orientanda Thaísa Brandão Comber levaram ao evento o trabalho “Metaverso: Um novo mergulho para o jornalismo imersivo?”. O artigo propõe uma reflexão sobre esse ambiente para o exercício jornalístico, considerando especialmente o jornalismo imersivo. Através de uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e usando exemplos como ilustração, o trabalho procura analisar o que parece ser a tendência natural do jornalismo imersivo, ou seja, sua evolução no metaverso. Tudo isso como continuidade de uma trajetória de exploração da tecnologia para o fazer jornalístico, que inclui tecnologias de realidade virtual e aumentada, dentre outras, já utilizadas na produção de conteúdos.

Tags: alaic