Pesquisadoras do PPGJOR lançam livro com experiências no ensino de jornalismo

08/11/2022 18:15

Livro que reúne experiências e conteúdos de aulas de jornalismo, escrito por professoras e professores do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, será lançado na próxima quinta-feira, 10/11, às 21 h, durante o 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), na Universidade Federal do Ceará (UFC), com a presença de autores.

Com o título Apuração, Redação e Edição, o livro de 174 páginas tem 12 capítulos escritos por 14 autoras(es) e coautoras, que falam sobre cobertura, noticiabilidade, redação, discurso, entrevistas, fontes, linguagens, narrativas digitais, jornalismo especializado, jornal laboratório e ética profissional. Publicado pela Editora da UFSC e de distribuição gratuita, o volume foi organizado por  Gislene Silva, Daisi Vogel e Terezinha Silva, professoras e pesquisadoras no PPGJOR.

Gislene, que foi a idealizadora, afirma, na apresentação, que ementas e planos de ensino muitas vezes não dão conta da riqueza dos saberes trabalhados em sala de aula. “Foi pensando nestas aulas, e na variedade de experiências de ensino de jornalismo, que sentimos necessidade de produzir este livro”, escreve. A publicação é dedicada “Àquelas pessoas que, a partir de diferentes experiências, se empenham cotidianamente a pensar, ensinar, aprender e fazer um jornalismo necessário para a discussão dos problemas coletivos.”

Impresso com recursos do PPGJOR/UFSC na imprensa universitária da UFSC, o lançamento é a estreia da série Horizontes do Jornalismo, coordenada por Rogério Christofoletti e Terezinha Silvaque trará publicações (formato digital) do Programa, com participações também de pesquisadores externosAlém da edição em papel, há uma versão digital disponível no site da Edufsc, no link editora.ufsc.br/estante-aberta.