Internacionalização da Conscientização: Estudo sobre Feminicídios é Destaque em Seminário de Grenoble

17/04/2024 15:35

A professora Terezinha Silva, do PPGJOR/UFSC, participou de um seminário de pesquisa do GRESEC, na Université Grenoble Alpes, na França, discutindo a cobertura de feminicídios no Brasil pós-Lei nº 13.104/2015. Ela destacou a pesquisa do grupo Transverso, analisando sete anos de cobertura jornalística em Santa Catarina.

Abordou avanços da Lei do Feminicídio, como maior rigor na responsabilização dos agressores e construção de estatísticas para políticas públicas. Apesar dos progressos, ressaltou desafios na elaboração de políticas e engajamento da sociedade, incluindo os meios de comunicação.

A cobertura jornalística pode melhorar com maior diversidade de fontes e compreensão das raízes da violência de gênero. O seminário, organizado pelas professoras Roselyne Ringoot e Chloë Salles, envolveu estudantes de jornalismo de Grenoble e doutorandos do GRESEC.

A pesquisa do Transverso, apoiada pela UFSC e Fapesc, continua mesmo após sua conclusão formal, sendo tema do pós-doutorado da professora Terezinha. Ela busca internacionalizar a pesquisa, estabelecer cooperações e reafirmar a qualidade da pesquisa brasileira.