Pesquisadores do PPGJOR apresentam artigos na IAMCR, em Madri

12/07/2019 13:43

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) participou com três trabalhos na Conferência Anual da Associação Internacional de Pesquisa em Mídia e Comunicação (IAMCR, da sigla em inglês), entre 7 e 11 de julho, em Madri. As apresentações integraram a programação da seção Journalism Research and Education (JRE). No total, 3,7 mil artigos foram submetidos por pesquisadores de várias regiões do mundo e em torno de 1.750 apresentados em 32 sessões temáticas e grupos de trabalhos.

No primeiro dia do evento, a doutoranda Janara Nicoletti abriu a sessão “Methodology and Collaborative Research”. Ela apresentou o artigo “A model proposal to assess the relationship between journalists’ labour conditions and journalistic performance”, resultado de sua tese em andamento, orientada pelo professor Jacques Mick, que também assina o texto.

Mick é ainda coautor do artigo “The Gap Between Reported Journalistic Behaviors and Role Performance in the news: A cross-national comparison in Europe, Latin America, and Asia”, resultante da primeira etapa do projeto de pesquisa comparativa internacional Journalistic Role Performance Around the Globe (JRP), liderado por Claudia Mellado, da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, no Chile. A apresentação ocorreu na terça-feira (9) na sessão “Journalism Roles, Influences and Performances”. Pela manhã, a equipe do JRP realizou reunião de trabalho, acompanhada por Janara Nicoletti, para planejar a próxima etapa do estudo, de 2019 a 2022. No Brasil, o JRP é coordenado por Mick.

No mesmo dia, a  professora do PPGJOR Stefanie Carlan da Silveira apresentou o artigo “Brazilian digital natives: which companies are moving away from the traditional legacy business model?”, na sessão Journalism Education and Media Markets. O trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento e é assinado em coautoria com Elizabeth Saad, da Universidade de São Paulo (USP).

O livro completo de resumos em PDF pode ser acessado no site do evento (https://iamcr.org/madrid2019/iamcr-2019-final-abstract-books).

Tags: Conferência Anual da Associação Internacional de Pesquisa em Mídia e ComunicaçãoIAMCRJacques MickJanara NicolettiStefanie Carlan da Silveiratrabalhos apresentados