Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC faz palestra sobre jornalismo em celulares

08/09/2019 20:39

Postado por: Gerson Luiz Martins

A pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Rita Paulino realiza, na próxima segunda-feira, 9 de setembro, palestra sobre Pesquisa pratica experimental aplicada ao jornalismo.  Segunda a pesquisadora, que trabalho com experimentos em internet, celulares, tabletes, o desenvolvimento das tecnologias móveis tem forte impacto no jornalismo e determina novas formas da produção jornalística. Ainda no período da tarde, às 14h00, a professora Rita Paulino participa da Banca de Defesa de Mestrado da aluna Maria Matheus Florence com o tema “Jornalismo para dispositivos móveis: análise de interatividade, multimedialidade e imersão em narrativas jornalísticas no aplicativo da revista Veja“, orientada pelo professor Dr. Gerson Luiz Martins e com a participação da professora do curso de graduação em Jornalismo, Dra. Rafaela Peres.

A Dra. Rita Paulino realiza, há vários anos, pesquisa sobre jornalismo em dispositivos móveis como smartphone e tabletes, tem seis livros publicados em organização e é referência internacional nos estudos de narrativas jornalísticas em plataformas móveis. Concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atua como professora e vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, nas disciplinas WebDesign e desenvolve pesquisa aplicada experimental nas áreas de Conteúdo interativo Multiplataforma, Aplicativos PWA (Progressive Web Apps) , Análise de Redes Sociais e Jornalismo de Dados, tem experiência profissional como WebDesign Master. Atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação.. Desenvolveu interfaces web em projetos governamentais tais como Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA. Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec  e  participa do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor)  e do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq.  Publicou os livros Comunicação e comunidades virtuais – Participação e Colaboração, Noções Básicas de WebDesign e organizou Jornalismo para Tablets, pesquisa e prática, Gêneros e formatos no ciberjornalismo, Ensaios sobre televisão e telejornalismo, Anais do 5º Encontro Regional Sul de Pesquisadores em História da Mídia.A palestra será realizada no dia 9 de setembro, às 19h00, no auditório do curso de Arquitetura  na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Fonte: https://ppgcom.ufms.br/pesquisadora-do-programa-de-pos-graduacao-em-jornalismo-da-ufsc-faz-palestra-sobre/