I Simpósio Catarinense de Pedagogia do Jornalismo

18/11/2019 10:59

I Simpósio Catarinense de Pedagogia do Jornalismo reúne doze professores/as de cinco Instituições de Ensino Superior para relatar experiências acerca de suas práticas docentes. O evento gratuito, a ser realizado entre os dias 19 e 22 deste mês, às 19h, terá estrutura de mesa de debates com três professores/as convidados/as por noite. Ele ocorrerá na sala 145 do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Clique aqui!

O objetivo é proporcionar aos/às pós-graduandos/as  e graduandos/as o contato e a reflexão em relação à realidade das práticas pedagógicas no âmbito do ensino superior, especialmente quando da graduação em Jornalismo. Além disso, o evento visa promover a troca de conhecimentos acerca da docência entre pós-graduandos/as que já possuem experiência na área. Em razão disto, quatro destes/as realizarão a mediação das mesas de debates.

Para aprofundar a discussão, o Simpósio foi organizado em quatro eixos temáticos: projetos pedagógicos e currículo (19/04), disciplinas teóricas e pesquisa (20/11), disciplinas técnicas e laboratórios (21/11) e extensão, projetos experimentais e trabalhos de conclusão do curso-TCCs (22/11).

O evento é uma iniciativa da disciplina Pedagogia do Jornalismo, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da UFSC pelo professor Eduardo Meditsch. Participantes ouvintes podem receber certificados (comparecendo a 70% das atividades).

Confira a programação completa abaixo com os nomes dos/as professores e mediadores/as convidados/as:

MESAS

19/11 – (3ª feira) – Estratégias de ensino: projetos pedagógicos e currículos

Regina Zandomênico (Estácio)

Daisi Irmgard Vogel (UFSC)

Sílvio Melatti (IELUSC)

Mediação: Leoní Serpa (PPGJOR-UFSC)

20/11 – (4ª feira) – Estratégias de ensino: teorias e pesquisa

Isabel Colucci (UFSC)

Rogério Christofoletti (UFSC)

Edwin Carvalho (UFCA)

Mediação: Marcelo Barcelos (PPGJOR-UFSC)

21/11 – (5ª feira) – Estratégias de ensino: técnicas e laboratórios

Cristiane Fontinha Miranda (UFSC):

Melina Ayres (UFSC)

Raquel Wandelli (Unisul)

Mediação: Arnaldo Zimmermann (PPGJOR-UFSC)

22/11 – (6ª feira) – Estratégias de ensino: extensão, projetos e TCCs

Samuel Lima  (UFSC)

Cárlida Emerim (UFSC)

Painelista/ a confirmar

Mediação: Lauriano Benazzi (PPGJOR-UFSC)