Raquel Longhi organiza e-book internacional sobre narrativas complexas

09/05/2020 08:35

Já está disponível para download gratuito o e-book “Narrativas complexas”, organizado pela professora Raquel Longhi, do PPGJor, junto aos colegas Arnau Gifreu (Universidad de Girona, Espanha) e Anahí Lovato (Universidad Nacional de Rosário, Argentina) e publicado pela Ria Editorial, de Portugal. A obra de 317 páginas reúne capítulos de 16 pesquisadores, além dos organizadores, e está publicada sob licença Creative Commons.

Com prefácio do professor Diego Bonilla, da California State University (EUA), o volume está dividido em duas partes principais. A primeira, “Contextualizações”, apresenta artigos dos organizadores, abrindo com “Narrativas Complexas no Ciberjornalismo. Interface, Imagem, Imersão”, de Raquel Longhi; “Experiencias de Realidad Virtual y Aumentada en Proyectos Transmedia de No Ficción”, de Lovato e “Documental Interactivo como Narrativa Compleja: Autor, Receptor, Modelo de Negocio y Preservación”, por Gifreu.

A segunda parte do livro,  “As várias faces das narrativas complexas” traz os artigos que pensam as narrativas complexas a partir de diferentes perspectivas e pontos de vista, como o Jornalismo, a Comunicação, o ensino, a imagem, a memória, as plataformas, o ensino e a memória, dentre outros. Destaque ainda para o artigo de nossa egressa, Marina Empinotti, em co-autoria com Leonardo Santana, Jorge Lino Alves e André Brandão, intitulado “Impressão 3D de Imagens Jornalísticas: Narrativas Complexas para Pessoas Cegas”.

Tags: livrospublicações