PPGJOR inicia recredenciamento de professores

26/08/2020 09:07

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo deu início ao processo de recredenciamento de seus professores. O recredenciamento é uma etapa rotineira que acontece por períodos e que visa a acompanhar a atuação dos docentes no programa. Credenciado, um professor está autorizado a orientar mestrandos e/ou doutorandos, a desenvolver pesquisas e ministrar disciplinas no programa.

No processo de recredenciamento, os professores informam em que linhas de pesquisa que pretendem atuar no PPGJOR, por quanto tempo e o que produziram nos últimos anos. Uma comissão de especialistas é designada para analisar esses documentos e apresenta um parecer bem fundamentado ao Colegiado do programa. Após esta apreciação, os recredenciamentos são analisados por um comitê específico e pelo pleno da Câmara de Pós-Graduação da UFSC, que homologa os pedidos.

No PPGJOR, a expectativa é que os 16 professores do corpo docente apresentem seus pedidos até 30 de setembro. A resolução nº 06/PPGJOR/2020 é a principal legislação interna sobre o tema. Para avaliar os pedidos, foram designados três pesquisadores experientes e reconhecidos na área: as professoras Marcia Benetti Machado (UFRGS) e Dione Moura (UnB), e o professor Marcos Paulo da Siva (UFMS e presidente da SBPJOR).

Os atuais credenciamentos são válidos até 31 de dezembro. Iniciado dentro dos prazos regimentais, o processo vai permitir que os docentes tenham suas permissões de orientação, pesquisa e docência renovadas para 2021.

Tags: credenciamentogestão do PPGJORPPGJorprofessoresrecredenciamento