Nova edição da EJM traz dossiê sobre 100 anos do rádio

18/12/2020 20:14

Os 100 anos do rádio são tema do dossiê especial da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM), do PPGJOR/UFSC, que acaba de ser publicada. A edição, relativa ao segundo semestre de 2021, apresenta 20 artigos, dos quais 11 fazem parte do especial “100 anos de Metamorfose – Rádio e Inovação”, coordenado pelas professoras Debora Cristina Lopez (UFOP) e Valci Zuculoto (UFSC) e pelo professor Marcelo Kischinhevsky (UFRJ). Como elas e ele apontam na apresentação do especial, são 11 trabalhos diversificados, que dão um panorama da produção contemporânea de pesquisadores brasileiros da radiofonia, convidam os leitores a pensar o meio e demonstram a vitalidade em seu centenário.

Além desses 11 trabalhos, a segunda edição anual da revista EJM traz nove artigos da seção Temas Livres. Eles abordam temáticas diversAs, como assessoria de imprensa, ensino de fotojornalismo, reportagem multimídia, transformações no imaginário do Jornalismo, e a relação do discurso jornalístico com as vozes das classes populares e com a alteridade. A edição traz ainda duas resenhas de livros e uma entrevista com a professora e pesquisadora chilena Cláudia Mellado Ruiz, da Escola de Jornalismo da Universidade Católica de Valparaíso (Chile), que coordena duas pesquisas internacionais – a Journalistic Role Performance (JRP) e a JRP-COVID -, ambas com a participação do professor do PPGJOR/UFSC, Jacques Mick.

Para a próxima edição, prevista para junho de 2021, a revista EJM trará o dossiê “Narrativas jornalísticas, testemunhos e subjetividades”, que está sendo coordenado pelas editoras convidadas Marta Maia (UFOP) e Fabiana Moraes (UFPE). Além disso, as editoras da revista, Terezinha Silva e Flávia Guidotti, lembram que a revista continua recebendo artigos em fluxo contínuo para avaliação e publicação nas próximas edições. A revista EJM pode ser acessada aqui.

Tags: EJMpublicações