PPGJOR abre seleção para mestrado e doutorado com vagas de ações afirmativas

15/02/2021 08:30

O PPGJOR/UFSC lança hoje, 15, o edital do processo seletivo 2021 para novos estudantes de mestrado e doutorado com uma novidade: metade das vagas serão destinadas a ações afirmativas. Quatro grupos sociais são contemplados: pessoas negras (pretas, pardas, quilombolas e indígenas), pessoas com deficiência, travestis e transsexuais, e pessoas refugiadas.

A escolha desses grupos se baseou em estudo de uma comissão de especialistas que discutiu o tema. “Por mais que o PPGJOR não cobre taxas de inscrição nem mensalidades, receba alunos de todas as regiões brasileiras e venha criando novas oportunidades de ingresso, ainda estamos distantes de atender esses grupos sociais se considerarmos a sua presença na população brasileira”, explica o coordenador do Programa, Rogério Christofoletti. Ao longo de 2020, a comissão de especialistas fez um diagnóstico do programa e indicou ações para ampliar os incentivos de entrada desses contigentes. A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD/UFSC) compôs a comissão e acompanhou todo o processo de elaboração do edital, que está amparado à legislação brasileira e à recente resolução da pós-graduação sobre o tema.

“Estamos abrindo 15 vagas para mestrado e 11 para doutorado. Metade será destinada às ações afirmativas, o que significa dizer que 13 vagas poderão ser preenchidas por pessoas de grupos sociais historicamente à margem na pós-graduação”, completa Christofoletti. “Estamos muito empenhados neste processo que vai tornar nosso programa ainda mais democrático, plural e inclusivo”.

Interessados podem fazer suas inscrições gratuitas até 12 de março, e a seleção tem três etapas: avaliação de projetos e currículos, prova escrita e entrevista. Todas as fases serão a distância, respeitando as orientações sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. Requisitos, datas e detalhes da disputa constam do edital, inclusive declarações adicionais a serem apresentadas por candidatos das ações afirmativas e um modelo de projeto de pesquisa a ser submetido.

O PPGJOR surgiu em 2007 e é um programa dedicado a investigar o jornalismo e a formar pesquisadores e professores na área. Seus 16 professores estão distribuídos em três linhas de pesquisa: Cultura e Sociedade; Tecnologias, Linguagens e Inovação; e Conhecimento e Profissão. O programa é um dos únicos do país a oferecer Mestrado e Doutorado em Jornalismo. Os cursos são inteiramente públicos e gratuitos, e tem nota 4 no sistema de avaliação da Capes.

Tags: ações afirmativasgestão do PPGJORPPGJorprocesso seletivo 2021