Artigo de pesquisadores do PPGJOR recebe menção honrosa em prêmio internacional

14/05/2021 08:18

Um artigo com resultados do projeto de pesquisa Journalistic Role Performance, realizado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina, recebeu menção honrosa no prêmio Wolfgang Donsbach de artigo acadêmico de excelência, concedido anualmente pela divisão de estudos de jornalismo da Associação Internacional de Comunicação (ICA – International Communication Association).

“Investigating the Gap between Newspaper Journalists’ Role Conceptions and Role Performance in Nine European, Asian, and Latin American Countries” foi publicado em abril de 2020 no International Journal of Press/Politics. Liderado pela coordenadora do projeto, a pesquisadora chilena Claudia Mellado, o artigo é também assinado pelos líderes nacionais de pesquisa Cornelia Mothes (Alemanha), Daniel C. Hallin (Estados Unidos), María Luisa Humanes (Espanha), Maria Lauber (Suíça), Jacques Mick (Brasil), Henry Silke (Irlanda), Colin Sparks (Hong Kong), Adriana Amado (Argentina), Sergey Davydov (Rússia) e Dasniel Olivera (Cuba).

Foram inscritos 26 papers para o prêmio, um recorde, e o vencedor será anunciado na conferência online da ICA, de 27 a 31 de maio. O comitê de premiação afirmou que o artigo, “por meio de uma avaliação sofisticada, demonstra como as concepções de papéis profissionais convergem ou divergem da prática, descobrindo que as diferenças geralmente têm mais a ver com a orientação para o mercado [das mídias jornalísticas] do que com as diferenças em nível nacional”.

A equipe brasileira, coordenada pelo professor Mick, é formada pelas estudantes de doutorado em Jornalismo Andressa Kikuti Dancosky, Lynara Ojeda e Tatiane Queiroz e as mestrandas Olga Lopes e Natália Paris. Também atua na equipe brasileira a doutoranda em Sociologia pela UFSC Raíssa Turci.

O artigo está disponível aqui: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1940161220910106

Tags: internacionalizaçãomestrandos e doutorandospesquisasprofessores