Egressa pesquisa liberdade de expressão dos professores de Jornalismo do Brasil

01/06/2021 10:45

O que mudou em relação à liberdade de expressão em sala de aula nos últimos anos? As pesquisadoras Ivana Ebel, da Universidade de Derby (Inglaterra) e Janara Nicoletti, egressa do PPGJOR e pesquisadora do objETHOS, estão buscando respostas para essa e outras questões relacionadas a liberdade, autonomia e violência contra professores de Jornalismo no Brasil. Para isso, os docentes são convidados a participar do estudo respondendo a um questionário online, por meio deste link.

O formulário ficará disponível até dia 20 de junho. O objetivo central da pesquisa é compreender se e como o docente de jornalismo é também impactado pela conjuntura social e política que ampliou a pressão e violência contra os jornalistas brasileiros nos últimos anos. Assim, busca-se verificar quais as situações de risco vivenciadas pelos docentes, os principais agressores e se os profissionais percebem mudanças ao longo dos últimos anos.

O questionário é completamente anônimo e o cruzamento de dados não permitirá a identificação de (universidades, cidades e nem estados). Este cuidado está sendo tomado para que os e as participantes tenham a liberdade de compartilhar suas percepções sem correr qualquer risco que poderia ser associado a isso.

Os resultados iniciais já serão apresentados na conferência anual da Associação Britânica de Jornalismo e Educação (AJEUK, na sigla em inglês), no final de junho.

Para mais informações, entre em contato com as investigadoras: Dra. Ivana Ebel e Dra. Janara Nicoletti.

Tags: egressospesquisas