Mestranda defende dissertação sobre jornalismo da Revista AzMina

25/08/2021 10:38

A dissertação “Por uma perspectiva de gênero no jornalismo: construção de categorias analíticas e uma análise de conteúdo da Revista AzMina” será avaliada amanhã, 26, às 14 horas, pela banca composta pelas professoras Gislene Silva (UFSC) e Karina Woitowicz (UEPG). Na pesquisa, a mestranda Gabriela Schander, sob orientação da professora Daiane Bertasso, buscou analisar os elementos que constituem uma perspectiva de gênero no jornalismo e perceber como a Revista AzMina mobiliza tais elementos nas reportagens produzidas.

Para realizar a investigação, na primeira etapa foram consultados 20 textos dentre artigos, manuais de recomendação e guias de estilo que abordassem a prática de jornalismo com perspectiva de gênero restritos geograficamente à produção latino-americana. Na segunda etapa, 31 reportagens da editoria Especiais da Revista AzMina foram analisadas. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo.

Durante o trabalho de pesquisa, os elementos recomendados para a prática de jornalismo com perspectiva de gênero foram agrupados em cinco categorias, a saber: a) incorporação de mulheres nos meios de comunicação; b) diversificação de fontes; c) linguagem inclusiva; d) subjetividade na prática jornalística; e) transversalização temática. A análise de AzMina à luz dessas categorias mostrou que o veículo aciona elementos, agrega camadas, como também não desenvolve plenamente determinados componentes presentes nas categorias elaboradas. Conclui-se que a interseccionalidade, a inclusão e a visibilização de mulheres são aspectos constantes na produção da revista.

A defesa pode ser acompanhada por aqui. A lista de presença está disponível aqui.

Tags: Defesasmestrandos e doutorandos