Professora do PPGJOR em missão de pesquisa na Alemanha

03/11/2021 07:45

A professora Rita de Cássia Romeiro Paulino, do PPGJOR, embarcou para a Alemanha para um curto período de pesquisa junto ao Instituto Erich Brost de Jornalismo Internacional, vinculado à Technische Universität Dortmund. A missão faz parte do projeto “Communication and Democracy: Media Accountability, Public Service Media, Internet Access and the Right to Information in Germany and Brazil”, que reúne pesquisadores brasileiros e germânicos na chamada Probral com financiamento da Capes e do Escritório de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD).

A pesquisadora vai trabalhar com a equipe da professora Susanne Fengler para desenvolver a primeira fase do newsgame do tipo serious game, que tem como tema democracia, comunicação e imigração. Segundo Rita Paulino, esta primeira etapa consiste na coleta de informações a partir das referências e observações dos professores sobre as condições da cobertura jornalística na Alemanha sobre o processo migratório, além de estudos para dinâmica e cenários do jogo.

O objetivo é fazer um jogo também de letramento com personagem que pode ser um estudante ou recém-formado em Jornalismo, que terá deverá aprender a fazer coberturas jornalísticas sobre imigração. Durante o jogo, várias situações podem remeter a reflexões como democracia, comunicação ou desinformação, bem como questões sociais envolvidas nesse tipo de cobertura. O personagem deverá tomar decisões de acordo com os caminhos escolhidos e aprender com cada etapa do enredo a como lidar com situações reais.

O lado brasileiro do projeto Probral tem equipes no PPGJOR/UFSC, na UnB e na Unesp. O coordenador nacional é o professor Danilo Rothberg. A professora Rita Paulino fica na TU Dortmund até dia 16 de novembro, e retorno na sequência ao Brasil.

Tags: capesinternacionalizaçãoProbralprofessores