PPGJOR participa com destaque do 19º Encontro da SBPJOR

08/11/2021 08:31

Começa amanhã, 9, e vai até sexta, 12, a 19ª edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovido pela associação dos cientistas da área, a SBPJOR.

Maior evento brasileiro sobre estudos do jornalismo, o congresso oferece uma intensa programação com conferências, debates, reuniões de trabalho, lançamento de livros, premiações e relatos de pesquisa. Como partes do congresso acontecem também o 11º Encontra de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJOR) e o Seminário de Pós-Graduação em Jornalismo (PosJor). Como já é tradicional, o PPGJOR participa em peso e mais de 40 pesquisadores atuam, liderando diversas atividades. O evento é realizado integralmente de forma remota, devido à pandemia.

Confira as participações previstas de nossos professores, mestrandos, doutorandos e egressos:

Terça, 9

14 horas: as egressas do PPGJOR Ingrid Cristina dos Santos e Ana Paula Lückman participam da cerimônia de entrega do 16º Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Ingrid ganhou menção honrosa na categoria Mestrado e Ana Paula venceu na categoria Doutorado. Nilson Lage, um dos fundadores do PPGJOR receberá postumamente o prêmio na categoria Sênior.

14h30: professor Samuel Pantoja Lima é um dos expositores no tributo que a SBPJOR e a comunidade científica farão a Nilson Lage, com depoimentos de amigos e familiares.


Quarta, 10

9 horas: professor Eduardo Meditsch é um debatedores na mesa “O Jornalismo como forma de conhecimento: o legado de Adelmo Genro Filho”, junto ao ex-ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça, Tarso Genro, e ao ex-presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, Pedro Osório. Mediação do egresso do PPGJOR e professor da UEPG, Felipe Pontes.

14 horas: sessões livres

Elias Dos Santos apresenta o trabalho “Afinal, o que é a polarização no discurso jornalístico? Uma busca sobre os sentidos nos editoriais de O Estado de S. Paulo” na sessão livre “Jornalismo, política e desinformação”

Juliana de Amorim Rosas apresenta o trabalho “Domínios da crítica e deliberação nos veículos noticiosos alemães Die Zeit e Der Spiegel” na sessão livre “Fundamentos teóricos do jornalismo”

Gabriela Bregolin Grillo apresenta o trabalho “Qual é o lugar da emoção nas teorias do jornalismo?” na sessão livre “Fundamentos teóricos do jornalismo”

Camila Collato apresenta o trabalho “Jornalismo Ambiental: da construção da natureza à construção de um saber ambiental” na sessão livre “Jornalismo especializado”

Silvio da Costa Pereira coordena a sessão livre “Narrativas e coberturas jornalísticas”

14 horas: sessões coordenadas das redes

Karina Woehl de Farias, Arnaldo Zimmermann e os professores Eduardo Meditsch e Valci Zuculoto participam da mesa “Panorama contemporâneo do radiojornalismo brasileiro”, promovida pela Radiojor

Samuel Pantoja Lima e Vinicius Bressan Ferreira participam da mesa “Alternativas do jornalismo”, promovida pela Retij

19 horas: pesquisadores participam da Assembleia ordinária dos associados da SBPJor para eleição da nova diretoria. O professor Samuel Pantoja Lima lidera a chapa única neste ano.

19 horas: professora Valci Zuculoto e Juliana Gobbi Betti ministram a oficina “História das Mulheres no Radiojornalismo”


Quinta, 11

8h30: professores Rogério Christofoletti, Raquel Ritter Longhi, Jacques Mick, Cárlida Emerim e Samuel Pantoja Lima participam do 8º Seminário da Pós-Graduação em Jornalismo (PosJor)

14 horas: sessões livres

Criselli Montipó apresenta o trabalho “Práxis de repórteres: percepções sobre cidadania e direitos humanos na atuação jornalística” na sessão livre “Fundamentos da práxis jornalística”, coordenada por ela.

Lívia de Souza Vieira apresenta com Moreno Osório o trabalho “Uma reflexão sobre o método da curadoria a partir da newsletter Farol Jornalismo” na sessão livre “Condições de trabalho e alternativas ao jornalismo”, coordenada por ela.

Raphaela Xavier de Oliveira Ferro apresenta o trabalho “A narração esportiva em laboratórios do curso de Jornalismo: registros de experiências de mulheres” na sessão livre “Jornalismo e Esporte”

14 horas: sessões coordenadas das redes

Paulo Santhias e Nayane Cristina de Britto participam da mesa “Dimensões e especificidades do radiojornalismo brasileiro”, promovida pela Radiojor


Sexta, 12

9 horas: 11º JPJOR

Ana Paula Lückman coordena a sessão “Jornalismo, narrativa e produção de sentido 1”

Dairan Paul coordena a sessão “Jornalismo, narrativa e produção de sentido 3”

Professora Stefanie Carla da Silveira apresenta com Raisa Gosch o trabalho “O conceito de jornalismo independente no contexto dos nativos digitais brasileiros” na sessão “Fundamentos teóricos e questões profissionais”

Lynara Ojeda de Souza coordena a sessão “Trabalho jornalístico e rotinas produtivas 2”

Leopoldo Neto coordena a sessão “Jornalismo, rotinas produtivas e política”

9 horas: professores participam das reuniões das redes de pesquisa: Jortec, Telejor, Renoi, Radiojor e Retij

14 horas: sessões livres

Juliana Bezerra apresenta o trabalho “O jornalismo profissional das periferias e favelas brasileiras: a experiência de Brasis” na sessão livre “Estratégias jornalísticas de produção de sentido”.

Thais Araujo e professora Maria Terezinha da Silva apresentam o trabalho “Representações sociais das pessoas com deficiência em notícias do portal G1” na sessão livre “Jornalismo, produção de sentido e violência”

Lynara Ojeda de Souza apresenta o trabalho “Pistas para entender a abordagem jornalística sobre direitos humanos de crianças e adolescentes em situação de rua durante a pandemia” na sessão livre “Jornalismo, produção de sentido e violência”

Kalianny Bezerra de Medeiros e Vitória Peraça Ferreira apresentam o trabalho “Jornalismo e desinformação: uma revisão sistemática sobre a interface entre os temas nos anais do Intercom, SBPJor e Compós entre 2015 e 2020” na sessão livre “Teoria e ética do jornalismo”

Felipe Simão Pontes apresenta o trabalho “Alfred Schultz e o jornalismo” na sessão livre “Teoria e ética do jornalismo”

Barbara Maria Popadiuk e Daiane Bertasso apresentam o trabalho “Alternativas de cobertura jornalística posicionamentos editoriais de portais feministas e com perspectiva de gênero” na sessão livre “Jornalismo, gênero e questões étnicas”

Fernanda Nascimento apresenta o trabalho “Ideologia de gênero como pânico moral: notas sobre a mídia nas pesquisas sobre os movimentos antigênero” na sessão livre “Jornalismo, gênero e questões étnicas”

14 horas: sessões coordenadas

Silvio Costa Pereira participa e coordena a sessão coordenada “Jornalismo Visual” com o trabalho “Por uma compreensão ampliada da imagem na formação dos jornalistas”, assinado com Rafaella Peres

14 horas: sessões coordenadas das redes

Professoras Raquel Ritter Longhi e Stefanie Carlan da Silveira, Alessandra Natasha Costa Ramos, Marcelo Barcelos, Lia Pagoto e Ana Carla Pimenta participam da mesa “Jornalismo Transmídia: conceitos, metodologias e interfaces”, promovida pela Jortec

Alvaro Bufarah Junior participa da mesa “Reconfigurações do radiojornalismo na atualidade”, promovida pela Radiojor

Professor Rogério Christofoletti e Ébida Santos participam da mesa “Liberdade de expressão, jornalismo e democracia”, promovida pela Renoi

Professora Cárlida Emerim participa da mesa “Respeito e desrespeito aos Direitos Humanos nas narrativas telejornalísticas”, promovida pela Telejor

Tags: ciênciaegressosEventosmestrandos e doutorandosprofessoresSBPJOR 2021