PPGJOR aprova credenciamento de Fabiana Piccinin

20/12/2021 10:40

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC conta com mais uma docente em seu corpo, credenciada para lecionar, pesquisar e orientar trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado: Fabiana Quatrin Piccinin. A professora apresentou seu pedido de credenciamento em novembro, que foi aprovado por unanimidade pelo Colegiado do PPGJOR e homologado pela Câmara de Pós-Graduação.

Fabiana Piccinin é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e licenciada em Letras (Inglês) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). É doutora em Comunicação Social pela PUC-RS, e é docente da UFSC desde 2021. Pesquisadora na área de Jornalismo, Imagem e Narrativas, atua como vice-coordenadora do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Narrativas Literárias e Mídia (GENALIM – CNPQ) e integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele -CNPQ). Faz parte do programa americano US International Exchange Alumni, e é integrante das redes de pesquisa TELEJOR (Rede de Pesquisa sobre Telejornalismo), RENAMI (Rede de Pesquisa sobre Narrativas Midiátiacas) e RedINAV (Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales). É integrante do projeto permanentes de Extensão vinculado ao GIPTel, o telejornal universitário TJUFSC. Tem experiência profissional em televisão comercial e universitária e, na pesquisa atua junto ao PósJor na linha Tecnologia, Linguagem e Inovação em Jornalismo, tendo como interesses de investigação o comportamento da narrativa audiovisual jornalística e suas relações com a convergência e digitalização, e seu impacto nas práticas e rotinas editoriais.

Entre os interesses de pesquisa e de orientação de Fabiana Piccinin estão o telejornalismo, as narrativas jornalísticas, e as práticas editoriais no jornalismo audiovisual, entre outros.

Tags: gestão do PPGJORprofessores