Ricardo Leite defende dissertação sobre representação de imigrantes venezuelanos no Jornal Nacional

28/04/2022 14:04

Amanhã, sexta-feira (29), a partir das 14 horas, o mestrando Ricardo Leite defende a dissertação “Representações de imigrantes venezuelanos no Jornal Nacional”. A pesquisa é orientada pela professora Maria Terezinha da Silva e terá na banca avaliadora as professoras Paula de Souza Paes da Universidade Federal da Paraíba e Liliane Dutra Brignol da Universidade Federal de Santa Maria.

A pesquisa objetiva compreender de que forma os imigrantes venezuelanos são retratados nas matérias do Jornal Nacional e quais as representações fornecidas sobre esse grupo social no noticiário brasileiro. A partir do conceito operador de representação do sociólogo Stuart Hall, analisamos as relações do jornalismo com as representações que este coloca em circulação sobre esse grupo social, refletindo sobre as possibilidades de modificação da realidade social dos imigrantes. Consideramos que um dos papéis do jornalismo pode ser o de facilitar o acolhimento dos cidadãos imigrantes na sociedade brasileira, dentro da premissa da defesa dos direitos humanos.

Os resultados da pesquisa permitem argumentar que a cobertura do Jornal Nacional sobre os cidadãos venezuelanos que migraram para o Brasil nos últimos anos concentra-se em poucos aspectos da conjuntura que envolve essa movimentação. O telejornal pouco aprofunda a situação dos imigrantes ou de seu país. Quando o jornalismo singulariza em excesso o tema da notícia, deixando de considerá-lo multifacetado, ele não contribui para uma mudança positiva na vida desses cidadãos. A pesquisa, portanto, reflete também sobre de que maneira pode-se tratar a alteridade dentro do jornalismo, não com base em estereótipos e na exotização da diferença, mas na valorização da multiplicidade e do potencial que há no contato entre culturas, ideias e pessoas.

A defesa ocorrerá por videoconferência, respeitando as normas de distanciamento físico, e pode ser acompanhada por este link.

Tags: defesadefesa de dissertaçãoDefesasdissertação