#JORConvergência (App) na cobertura das eleições 2022

02/11/2022 21:03

Desde o primeiro turno das eleições deste ano, está em funcionamento o aplicativo JorConvergência. Como o próprio nome diz, trata-se de uma plataforma que contempla todos os canais de comunicação eletrônica tanto da graduação quanto da pós-graduação de jornalismo da UFSC, que podem ser acessados por um único canal.

A ferramenta foi desenvolvida pela LabProjor, pelas mãos da professora Rita Paulino. Ela explica que o app foi pensado para aproveitar os recursos das tecnologias digitais, ser projeto de extensão da Rádio Ponto e divulgar os trabalhos de alunos da graduação, pós-graduação e professores. “Além de unir os departamentos de jornalismo, como o PPGJOR e a graduação, é uma maneira de integrar também os professores”.

Desde o primeiro turno, o app traz boletins exclusivos e coberturas ao vivo da Rádio Ponto, sob a coordenação da professora Valci Zuculoto, e o TJ-UFSC, que tem à frente a professora Fabiana Piccinin. Outros professores também participaram do trabalho de cobertura das eleições, que é divulgado pelo app Jor Convergência. No primeiro turno, estiveram os professores Eduardo Meditisch, Áureo Moraes e Jorge Ijuim. Nas informações do segundo turno, tanto a Rádio Ponto quanto o TJ UFSC contaram com os professores Rogério Christofoletti e Samuel Lima.

Para a professora Valci, o aplicativo representa uma inovação do jornalismo da UFSC,  que passa a oferecer aos alunos e professores uma nova opção em ferramenta de comunicação. A professora Fabiana também compactua dessa opinião e acrescenta que o app ajuda no telejornalismo por ser um canal organizado de publicação dos vídeos das turmas de jornalismo, “um local único para acesso a todas as plataformas do jornalismo da UFSC”.

O app JorConvergente pode ser acessado tanto pela plataforma IOS quanto Androide em qualquer browser web através do QR Code ou  bit.ly/jorconvergente ou ainda https://labprojor.goodbarber.app/ .

Ivone Rocha
Doutoranda PPGJOR