Pesquisadores do PPGJOR apresentam trabalhos no VI Seminário de Pesquisa da Abraji

24/06/2019 23:46

No dia 26 de junho os pesquisadores do PPGJOR apresentam trabalhos no VI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e acontece a véspera do 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da organização, que ocorre de 27 a 29 de junho em São Paulo. Os trabalhos selecionados estão entre os 16 apresentados no evento.

O professor Samuel Lima, um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa objETHOS, juntamente com a estudante do curso de graduação em Jornalismo da UFSC Clarissa Levy, apresentam o trabalho “Metodologia da Reportagem Investigativa: Reflexões pedagógicas”, cujo objetivo geral é refletir e descrever uma experiência pedagógica de investigação jornalística, que transcendeu os limites da sala de aula e ganhou espaço em veículos de expressão nacional (uma reportagem na CartaCapital e mais três no The Intercept Brasil). A série “centro de reabilitação para dependentes químicos”, as chamadas comunidades terapêuticas, que se apresentam na prática como espaços de constante violação de direitos humanos financiados pelo Estado. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais os caminhos pedagógicos para o ensino da metodologia da reportagem investigativa, no âmbito da formação superior dos e das jornalistas?

O professor Carlos Locatelli e o doutorando Caetano Machado apresentam “Tendências contemporâneas de ações contra jornalistas: absolvições cíveis e condenações criminais”. A pesquisa foi desenvolvida a partir do resultado de processos contra jornalistas proferidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) em 2018, comparando-o à série histórica 2010-2017 tratada na dissertação de Caetano Machado orientada por Locatelli. As novas informações apontam diminuição do número de condenações (19 em 55 ações cíveis) e aumento da presença da mídia Internet como causa de processos.

Os doutorandos Magali Moser e Rafael Rangel Winch questionam no seu artigo “Por que o jornalismo investigativo brasileiro raramente cobre a própria mídia?”. Nele, os autores discutem a importância de o jornalismo investigativo cobrir a própria mídia e buscam compreender os motivos que dificultam a produção de investigações jornalísticas acerca de questões relacionadas à mídia no Brasil. Para ambos, mais do que uma obviedade, este tema remete a reflexões de ordem complexa e estrutural: A cobertura acerca da mídia, com a exposição de possíveis limitações, contribuiria para uma possível deslegitimação do campo?

Programação completa do VI Seminário de Pesquisa da Abraji

Autores Título do artigo Instituição
9:00 às 11:00
Naiana Rodrigues da Silva, Adriana Silveira Martins O ensino de jornalismo investigativo e de jornalismo de dados no Ceará: um estudo sobre abordagens nos cursos de graduação UFC