Pesquisadores do PPGJOR participam de projeto de parceria Brasil-Alemanha

18/02/2020 06:31

Três professores e uma doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC estão na equipe do projeto “Communication and Democracy: Media Accountability, Public Service Media, Internet Access and the Right to Information in Germany and Brazil”, que reúne universidades brasileiras e da Alemanha para uma pesquisa de quatro anos. O projeto foi apresentado em junho de 2018 ao edital Probral, da Capes e do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), maior serviço alemão de intercâmbio acadêmico.

Em dezembro passado, foram anunciados os 25 projetos aprovados, e dois apenas da área da Comunicação. “A aprovação indica a relevância da pesquisa que busca a compreensão da contribuição das mídias, do jornalismo, da comunicação pública e do direito à informação para a vitalidade democrática, em perspectiva comparativa internacional, propondo direções adequadas de aperfeiçoamento da produção e circulação de informações”, comenta o coordenador brasileiro do projeto, Danilo Rothberg.

Além da UFSC, fazem parte da equipe brasileira do projeto pesquisadores da Unesp e UnB. Do lado alemão, a coordenação está com pesquisadora Susanne Fengler, da Technische Universität Dortmund.

O projeto prevê até 2023 missões de estudo e pesquisa, estágio pós-doutoral e doutorado-sanduíche de brasileiros na Alemanha, e vice-versa. A equipe brasileira tem 13 pesquisadores e quatro são do PPGJOR/UFSC: os professores Jacques Mick, Rita Paulino e Rogério Christofoletti, e a doutoranda Marcionize Bavaresco.

Tags: AlemanhainternacionalizaçãopesquisasProbral