Como o PPGJOR vem se adaptando ao contexto da pandemia

28/04/2020 11:32

O alastramento mundial da COVID-19 impôs desafios também ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Medidas restritivas foram decretadas pelos governos municipal, estadual e federal, e pela própria UFSC. Há sete semanas, o PPGJOR precisou adotar novas rotinas para se adaptar, e o Programa vem funcionando da seguinte forma:

> Aulas: foram suspensas em 17 de março para evitar aglomerações que acelerem o contágio.

> Bancas de defesa: mantidas a distância, por sistema de videoconferência.

> Exames de qualificação: mantidos, por sistema de videoconferência.

> Atendimento externo da Secretaria: mantido por email.

> Cumprimento de horário da Secretaria: mantido no horário convencional, mas em home-office.

> Cumprimento de horário da Coordenação: mantido no horário convencional, mas em home-office.

> Execução das teses e dissertações: mantidas pelos alunos com acompanhamento dos orientadores.

> Orientações e atendimento de alunos: mantidas pelos professores, a distância.

> Execução dos projetos de pesquisas dos professores: mantidas.

> Reuniões do Colegiado: foram mantidas por sistema de videoconferência e têm acontecido mensalmente.

> Edição da revista EJM: a equipe continua preparando a edição de junho.

> Grupos de pesquisa: reuniões têm acontecido a distância.

> Projetos de extensão: mantidos, com adaptações pontuais.

> Preenchimento do relatório Sucupira/Capes: mantido pela Coordenação e Secretaria.

> Processo seletivo 2020: realizada a 1ª fase e suspensos temporariamente os prazos das demais.

> Canais de informação do PPGJOR: site e Twitter são atualizados com regularidade; listas eletrônicas de professores e alunos funcionando normalmente.

Além disso, os docentes do PPGJOR têm dado entrevistas ou participado de debates como especialistas, têm escrito artigos científicos e dado pareceres para revistas da área, e têm se envolvido em outras atividades acadêmicas. Sempre de suas casas.

Tags: coronavíruscoronavírus; saúde; prevenção; UFSCPPGJor