Como o PPGJOR vem se adaptando ao contexto da pandemia
O alastramento mundial da COVID-19 impôs desafios também ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Medidas restritivas foram decretadas pelos governos municipal, estadual e federal, e pela própria UFSC. Há sete semanas, o PPGJOR precisou adotar novas rotinas para se adaptar, e o Programa vem funcionando da seguinte forma:
> Aulas: foram suspensas em 17 de março para evitar aglomerações que acelerem o contágio.
> Bancas de defesa: mantidas a distância, por sistema de videoconferência.
> Exames de qualificação: mantidos, por sistema de videoconferência.
> Atendimento externo da Secretaria: mantido por email.
> Cumprimento de horário da Secretaria: mantido no horário convencional, mas em home-office.
> Cumprimento de horário da Coordenação: mantido no horário convencional, mas em home-office.
> Execução das teses e dissertações: mantidas pelos alunos com acompanhamento dos orientadores.
> Orientações e atendimento de alunos: mantidas pelos professores, a distância.
> Execução dos projetos de pesquisas dos professores: mantidas.
> Reuniões do Colegiado: foram mantidas por sistema de videoconferência e têm acontecido mensalmente.
> Edição da revista EJM: a equipe continua preparando a edição de junho.
> Grupos de pesquisa: reuniões têm acontecido a distância.
> Projetos de extensão: mantidos, com adaptações pontuais.
> Preenchimento do relatório Sucupira/Capes: mantido pela Coordenação e Secretaria.
> Processo seletivo 2020: realizada a 1ª fase e suspensos temporariamente os prazos das demais.
> Canais de informação do PPGJOR: site e Twitter são atualizados com regularidade; listas eletrônicas de professores e alunos funcionando normalmente.
Além disso, os docentes do PPGJOR têm dado entrevistas ou participado de debates como especialistas, têm escrito artigos científicos e dado pareceres para revistas da área, e têm se envolvido em outras atividades acadêmicas. Sempre de suas casas.