Revista EJM publica edição sobre narrativas, testemunhos e subjetividades

10/07/2021 18:33

A revista Estudos em Jornalismo e Mídia, do PPGJOR/UFSC, acaba de publicar sua edição 2021-1, que traz 16 artigos no dossiê especial Narrativas jornalísticas, Testemunhos e Subjetividades, coordenado pelas editoras convidadas Fabiana Moraes (UFPE) e Marta Maia (UFOP).

Os artigos abordam temáticas como histórias de vida, racismo, sexismo, testemunhos, narrativas, gênero, objetividade e subjetividade, entre outros. Como destacam Fabiana e Marta na apresentação do especial temático, é um dossiê que “nasce em meio às múltiplas revoluções correntes, o campo da Comunicação e mais especifi­camente do Jornalismo no centro dessas mudanças”.

Destaca-se nesta edição também a entrevista com a pesquisadora Márcia Veiga, referência bibliográfica presente em muitas pesquisas sobre jornalismo especialmente na sua interface com a cultura, com as relações de gênero e o poder.

De acordo com as editoras da revista Flávia Garcia Guidotti e Maria Terezinha da Silva, a nova edição da EJM traz ainda três artigos que abordam temas como a tradição do podcast norte-americano a partir da experiência da Rádio Ambulante, concepções sobre inovação no jornalismo e uso do termo blindagem midiática como dispositivo de enunciação.

A Estudos em Jornalismo e Mídia recebe artigos em fluxo contínuo. A próxima edição será toda dedicada a Temas Livres, com publicação em dezembro de 2021.  São aceitos textos em português, espanhol e inglês, tanto com artigos teóricos quanto relatos de pesquisa.  A revista é eletrônica, com acesso aberto, circulação semestral, e é classificada como B1 no Qualis/Capes.

Mais informações sobre submissões estão disponíveis aqui.

Tags: EJMprofessorespublicaçõesrevista