Dissertação analisa representações de pessoas com deficiência no portal G1

02/08/2021 13:45

A dissertação “Representações sociais de pessoas com deficiência em notícias do portal G1” será avaliada na próxima quarta-feira, 4, às 14 horas, pela banca composta pelos professores Jorge Ijuim e Isabel Colucci, ambos da UFSC. Na pesquisa, a mestranda Thais Araujo de Freitas, sob orientação da professora Terezinha Silva, buscou identificar e analisar as representações construídas pelo jornalismo sobre as pessoas com deficiência, para compreender se e como os textos jornalísticos incorporam os novos entendimentos sobre a deficiência, potencializando a construção de representações sociais que evidenciam o lugar-cidadão dessas pessoas na sociedade e o tipo de ações e políticas públicas que elas demandam.

Para realizar a investigação, foram coletadas 373 matérias publicadas, ao longo do ano de 2019, no G1, líder nacional entre os portais informativos genuinamente brasileiros e que oferece acesso gratuito ao conteúdo. A análise foi desenvolvida a partir do conceito de representações sociais, na abordagem proposta por Serge Moscovici.

A análise mostrou que as pessoas com deficiência são representadas com maior frequência como vítimas de violação de direitos. Elas também aparecem como vítimas de agressões, principalmente estupro, e como alvo de caridade. Entre as conclusões, o trabalho aponta que, embora as pessoas com deficiência tenham os direitos reconhecidos, elas ainda são silenciadas na mídia analisada. Esse processo de silenciamento se dá de duas formas: por exclusão, quando as perspectivas delas mesmas são desconsideradas, ignoradas e excluídas por completo; e por tutela, quando mobilizam-se pessoas próximas, como pais, mães e irmãos, para falarem como fontes de informação no lugar das próprias pessoas com deficiência.

A defesa será pela plataforma Conferência Web e pode ser acessada neste link.

Mestrandos e doutorandos do PPGJor poderão assinar a lista de presença aqui.

Tags: Defesasmestrandos e doutorandospesquisa em jornalismo