Egressa do PPGJOR pesquisa e leciona em Portugal

17/02/2020 07:00

Uma recém-doutora formada pelo PPGJOR cruzou o Atlântico para impulsionar sua trajetória acadêmica. Seis meses depois de defender sua tese, Ana Marta Moreira Flores está em Portugal, como “investigadora doutorada” no iNOVA Media Lab, laboratório de destaque do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Além da pesquisa, Ana Marta também terá desafios na sala de aula. Neste ano, vai dividir quatro turmas no mestrado em Gestão e Curadoria da Informação com uma colega docente. O mestrado é oferecido pela Information Management School e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Nova e as aulas são todas em inglês, já que recebe alunos intercambistas de diversos países.

A história de Ana Marta com Portugal começou antes da conclusão do doutorado. Desde 2017, ela faz parte do Social Media Research Techniques (SMART), grupo que desenvolve pesquisas com foco em digital methods. Desde 2018, ela também ajuda a organizar o SMART Data Sprint, evento com pesquisadores e cientistas de dados para desenvolver projetos durante uma semana, durante o Digital Media Winter Institute. Na última edição do evento, no mês passado, Ana Marta ofereceu dois workshops: “Shaping questions for Trends Studies through Digital Methods” e “Getting to know data extraction + text analysis tools” (este com a professora Elena Pilipets). “Tem sido uma experiência super rica e desafiadora, porque estou reunindo duas áreas que não têm um histórico combinado e aprendendo muito com isso”, afirma.

Ana Marta Moreira Flores fez mestrado e doutorado no PPGJOR. Em 2012, ela defendeu uma dissertação sobre Twitter e jornalismo de moda, e sete anos depois, apresentou sua tese sobre estudos de tendências e jornalismo de inovação. Nas duas ocasiões, foi orientada pela professora Raquel Ritter Longhi no grupo de pesquisa Nephijor.

Tags: ana marta moreira floresegressosinternacionalizaçãoportugal