Palestra Visualização de dados no Jornalismo

24/06/2022 21:55

O jornalista e prof. Marcelo Soares, fundador do Lagom Data, ministrará a palestra “Visualização de dados no Jornalismo” para os alunos do PPGJOR, alunos do curso de Jornalismo e aberta a interessados no tema. A conferência será realizada no dia 30 de Junho, às 9h, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão  da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).

O professor Marcelo Soares também fará uma atividade prática em laboratório com os alunos do Curso de Jornalismo e PPGJOR . O Mini Curso sobre os processos do Jornalismo de Dados, será ministrado nos dias 29 e 30 de junho, das 18h30 às 22h, no Lab 007 do CCE (Térreo, Bloco A).

Jornalista e professor, com base em São Paulo (SP), Marcelo Soares  desenvolve análises de dados para reportagens ou para compreender o público de um site. Também ensina jornalistas a entrevistar números em pós-graduações.

Desde os anos 1990, se especializou em análise de dados. É um dos primeiros brasileiros a trabalhar com “Reportagem com o Auxílio do Computador”, hoje chamado Jornalismo de Dados. Tem alguns trabalhos nessa área, grandesmédios e pequenos.

A partir de 2012, na Folha de S.Paulo, começou a trabalhar com dados de audiência para compreender melhor os leitores. Por quatro anos, fez um trabalho aprofundado para melhorar a eficiência do conteúdo. Lá, foi o primeiro editor de desenvolvimento de audiência da imprensa brasileira.

Em 2016, deixou o dia-a-dia do jornal e passou a prestar consultorias, cursos sobre análise de audiência e análise de dados. Nessa fase, ganhou prêmios quase anualmente e chegou a ter até trabalho exposto na Bienal Brasileira de Design Gráfico.

Tags: eventos 15 anoseventos 2022